Aveiro: Criança autista andou mais de 10 Km perdida pela estrada nacional 109

Um menino, de oito anos, andou esta segunda-feira perdido durante mais de três horas na estrada nacional mais movimentada da região de Aveiro, a EN109, onde diariamente passam dezenas de milhares de veículos ligeiros e pesados.

A criança, que sofre de autismo, saiu do centro de Esgueira, onde mora com a mãe, a avó e uma irmã, ao final da manhã, e foi encontrada pela GNR cerca das 15 horas, em Cacia, depois da ponte sobre o rio Vouga, já na reta de Angeja. Andou perto de 10 quilómetros pela EN109, ladeado por carros e camiões que muitas vezes seguem a altas velocidades, “escapando por milagre”, segundo fonte da PSP, a quem primeiro foi dado o alerta do desaparecimento.

A criança foi encontrada por uma patrulha da GNR que numa das habituais rondas estranhou a presença do menino sozinho junto à estrada. A criança estava confusa, não sabia onde estava e apenas dizia o nome, acabando mais tarde por dizer que ia brincar com amigos.

Foi através do nome, e com a ajuda da unidade de saúde de Cacia, que as autoridades conseguiram chegar aos dados da família. A mãe, estava com a irmã num hospital em Coimbra e não sabia o que se estava a passar, tendo entrado em sobressalto, até porque o filho tinha ficado com a avó.

O rapaz estava fisicamente bem, só tinha sede e fome. Foi alimentado no posto de Cacia, onde os guardas lhe facultaram lápis e papel para se entreter, enquanto faziam as necessárias diligências. Foi entregue à assistente social da Junta de Freguesia de Esgueira até à chegada da mãe, o que aconteceu ainda durante a tarde.

A GNR vai dar conhecimento do caso ao Tribunal de Família e de Menores e à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, que já tinha a criança referenciada.

Jornal de Noticias