A Pais-em-Rede é uma associação que visa “capacitar as famílias de pessoas com deficiência e incapacidade pelos caminhos da inclusão, sendo que a mesma só pode acontecer na e com a comunidade”. A Associação encontra-se distribuída por núcleos, que operam em diferentes áreas geográficas a nível nacional.
No Núcleo de Aveiro, especificamente, o trabalho ali realizado é destinado a jovens e adultos com deficiência e incapacidade, em idade pós-escolar, e com as respetivas famílias. Com estes, a intenção é promover a capacitação individual sobre as suas necessidades, interesses, gostos e sonhos de cada um e de todos os jovens e adultos que o Núcleo recebe, mas igualmente proporcionar-lhes experiências socioprofissionais e/ou laborais, com o objetivo maior de os colocar na comunidade. Tudo isto, baseado naquela que é a metodologia de intervenção designada de “Planeamento Centrado na Pessoa”.
Para além deste trabalho, que acompanha a rotina diária do Núcleo, existem outros projetos que vão ocorrendo de forma simultânea, sendo alguns deles, o “Plano de Intervenção Social”, o “Projeto Gestos Inclusivos” e a implementação da “Plataforma +Competências” da Accenture.
O Plano de Intervenção Social mais não é do que a reafirmação do trabalho desenvolvido pelo Núcleo e deste ser uma resposta ao processo de transição para a vida adulta (TVA) dos jovens em situação de deficiência e incapacidade. Através deste plano, tem sido possível uma aproximação às escolas da região de Aveiro e, principalmente, às famílias destes jovens. O processo de TVA é uma etapa sensível para pais e cuidadores sobre aquele que é o projeto de vida dos seus educandos.
O projeto Gestos Inclusivos nasceu das atividades online a que a pandemia a todos obrigou. Este é um projeto que convida os jovens e adultos a que os próprios sejam “motores” de inclusão, através das aprendizagens que têm realizado ao nível da Língua Gestual Portuguesa.
A Plataforma +Competências, alinhada com o propósito de encaminhar os jovens e adultos que o Núcleo recebe para o universo laboral, visa o desenvolvimento das soft skills, tão importantes à empregabilidade, através de cursos online que a própria plataforma gera de forma individualizada. Concluídos todos os cursos, cada um dos jovens e adultos beneficia de um certificado de formação válido para acompanhar os seus currículos. Atualmente, são vários os educandos que estão a realizar estes cursos de forma proveitosa.
Para o Núcleo de Aveitro da Associação Pais-em-Rede, “em toda a dinâmica do Núcleo de Aveiro, existe sempre a intenção de colocar aqueles jovens e adultos na comunidade, pois é aí que eles têm de estar e merecem estar”.
Imagens: Associação Pais-em-Rede