O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 24 de janeiro, apreendeu cerca de 1 204 quilos de berbigão subdimensionado no Furadouro, no concelho de Aveiro.
No âmbito de uma ação de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque, transporte, armazenamento e comercialização de bivalves vivos, os militares da Guarda fiscalizaram um estabelecimento de depuração de bivalves, tendo verificado que no seu interior estavam armazenados bivalves subdimensionados para comercialização, motivo que levou à sua apreensão.
No seguimento da ação foi identificada a empresa, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 125 mil euros.
Os bivalves apreendidos foram devolvidos ao seu habitat natural em virtude dos espécimes se encontrarem vivos.
A GNR relembra que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.