20.12.2024 –
Governo condena ataques da Rússia ao território portguês na Ucrânia.
O Governo português “condena de forma veemente os ataques” e apresentará um protesto formal à Federação Rússia, após um ataque russo à instalações diplomáticas ter ocorrido esta noite, em Kiev. Estão confirmadas, no geral, uma morte e pelo menos uma dezena de feridos (nenhum das vítimas estabam na Embaixada de Portugal) sendo que quatro deles mereceram internamento. .
Paulo Rangel, Ministro dos Negócios Estrangeiros, assumiu ter acontecido “impactos” nas Embaixadas de vários países, incluindo a de Portugal, “apenas com danos materiais, relativamente ligeiros” no caso português.
O Governo de Poirtugal já chamou o encarregado de negócios da Rússia ao “Ministério dos Negócios Estrangeiros para que seja apresentado um protesto formal” junto da quele país.
A diplomacia portuguesa considera “absolutamente inaceitável que qualquer ataque possa visar ou ter impacto em zonas de instalações diplomáticas”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também já demonstrou seu desagrado e preocupação com o ocorrido, afirmando que “foi atingido território português em plena Ucrânia”
Jornal Mira Online/SIC Notícias
TAGS: #ultimahora #ataque #Russia #Ucrania #Portugal #embaixada