Ataque israelita a Beit Lahiya mata mais de 60 palestinianos

29.10.2024 –

Pelo menos 60 palestinianos foram mortos e dezenas de outros ficaram feridos num ataque israelita a um edifício residencial na cidade de Beit Lahiya, no norte de Gaza, avançou esta terça-feira, o Serviço de Emergência Civil Palestiniano.

Serviço de Emergência Civil palestiniano acrescentou que se acredita que muitas vítimas ainda estão presas sob os escombros. A agência noticiosa oficial palestiniana WAFA e os meios de comunicação social do Hamas tinMuitos dos mortos no ataque eram mulheres e crianças, informou a WAFA, citando médicos.ham referido anteriormente o mesmo número.

Segundo a WAFA, as forças israelitas atacaram um edifício residencial que albergava palestinianos deslocados, mais de 20 pessoas feridas foram levadas para o hospital Kamal Adwan, que tem sido atingido por “bombardeamentos de artilharia contínuos desde a madrugada de hoje”.

Em declarações à Al Jazeera, o diretor-geral do Kamal Adwan, revelou que muitos dos feridos no ataque morreram devido à falta de recursos do hospital, que tem sofrido uma terrível escassez de combustível e de outros abastecimentos devido aos incessantes ataques israelitas na região nas últimas semanas.

Na segunda-feira, o Serviço Civil de Emergência da Palestina disse que cerca de 100 mil pessoas estavam isoladas em Jabalya, Beit Lahiya e Beit Hanoun sem suplementos médicos ou alimentares. A Reuters não conseguiu verificar o número de forma independente.

O serviço de emergência acrescentou que as suas operações foram interrompidas devido ao ataque israelita de três semanas ao norte de Gaza, onde Israel disse ter eliminado as forças de combate do Hamas no início da guerra de um ano.

RTP