10.6.2024 –
A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede assinou, a 7 de junho, os contratos de financiamento relativos à reabilitação do Centro de Saúde de Cantanhede e à construção da nova unidade de saúde dos Covões.
As duas intervenções, cuja concretização ainda carece da análise técnica das respetivas candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência, apresentam valor global que ascende a 2.712 milhões de euros.
A formalização dos contratos decorreu durante uma sessão realizada para o efeito na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, em Coimbra, na qual marcaram presença os ministros da Saúde e Adjunto e da Coesão Territorial, Ana Paula Martins e Manuel Castro Almeida, respetivamente.
Em causa estão as intervenções mais significativas e de maior investimento, no âmbito do plano de requalificação da rede de cuidados de saúde primários de Cantanhede, que surge na sequência da aceitação de novas competências na área da saúde, por parte do Município.
O investimento que nos propomos realizar vai bastante mais além, uma vez que para além destas duas candidaturas, temos também programadas intervenções de fundo nas USF de Febres, Cadima, Tocha e Ançã, e nos polos de Sepins, Murtede e Bolho”, refere Helena Teodósio.
No que diz respeito à reabilitação do Centro de Saúde de Cantanhede, conta com um valor elegível de 1.951,529 euros, e contempla a substituição do sistema AVAC, com maior eficiência energética, diversas beneficiações no âmbito da canalização, caixilharias e pavimento, assim como aumento do número de lugares de estacionamento.
Já quanto à nova unidade de saúde dos Covões, o investimento elegível é de 760.953 euros e visa ultrapassar a falta de condições das improvisadas instalações do antigo edifício da Casa do Povo, com a ampliação de instalações e a construção de um módulo justaposto ao edifício onde funciona a Casa Paroquial, nas imediações da Igreja Paroquial.