A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, ontem, dia 15 de julho, apreendeu 18 quilos de amêijoa-macha (Venerupis corrugata), com o valor estimado de 360 euros, por captura ilegal, na Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo.
No âmbito de uma ação de fiscalização destinada ao controlo do cumprimento das regras de captura e comercialização de bivalves, os militares da Guarda detetaram dois homens de 32 e 39 anos, a capturarem os bivalves através da prática de mergulho num local proibido e com recurso a equipamento autónomo de respiração, constituindo uma prática ilegal de captura.
No decorrer da ação foi elaborado um auto de contraordenação por captura ilegal de bivalves, falta de certificado válido para mergulho recreativo e exercício da pesca em local interdito, por constituir perigo à segurança da navegação, cujas coimas podem ascender aos 25 000 euros.
O equipamento de mergulho, no valor de 1500 euros, foi também apreendido e os bivalves, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.