A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra e a empresa EcoX celebram, este mês, um protocolo de cooperação com a missão de unirem esforços para promover boas práticas relativas à reutilização de óleos alimentares usados.
A APPACDM de Coimbra tem, desde 2011, desenvolvido serviços em prol do ambiente – prova disso é a criação de um serviço de Recolha de Óleos Alimentares Usados e que realiza o reaproveitamento de óleos, evitando que estes acabem no lixo comum, ou mesmo nos oceanos.
A organização encontra-se a “desenvolver projetos na área do ambiente, que visam a promoção das boas práticas ambientais das empresas, instituições e cidadãos através da recolha de OAU”, conseguindo assim a obtenção de financiamento para as suas ações humanitárias e sociais.
Nesse sentido, a instituição de apoio à deficiência intelectual realiza esta parceria com a EcoX, empresa de transformação de óleos alimentares usados em produtos de limpeza ecológicos, cuja missão passa pelo “máximo aproveitamento de desperdícios promovendo a economia circular através de soluções inovadoras e sustentáveis”.
Desse modo, a cooperação entre as duas entidades pretende solucionar algumas questões prementes: “resolver de forma mais eficiente dois problemas com que os estabelecimentos de refeições e bebidas e organizações se deparam diariamente: a recolha de óleo alimentar usado e o fornecimento de detergentes ecológicos”. Assim, esta estreita parceria vai permitir às duas entidades uma maior abrangência em vários distritos da zona centro, tanto no processo de recolha de óleos alimentares usados, como na sua reutilização para detergentes ecológicos.
A APPACDM de Coimbra e a EcoX comprometem-se, assim, através do Programa Green Grease, a realizar serviços e a promover boas práticas que ajudem a construir um futuro melhor, mais ecológico, com menos desperdício e mais reutilização.