31.5.2023 –
A octogenária percorreu mais de 1.600 quilómetros a pedalar. A viagem, que terminou este domingo, permitiu angariar perto de 70.000 euros para uma associação de apoio a pessoas com cancro.
Granny Mave – nome por que é conhecida a britânica Mavis Paterson, de 85 anos – deu a volta à Escócia de bicicleta, percorrendo mais de 1.000 milhas (cerca de 1.600 quilómetros). A iniciativa tinha como objetivo angariar donativos para uma associação britânica de apoio a pessoas com cancro. A ciclista dedicou esta viagem aos seus filhos falecidos.
No final de abril, Mavis Paterson pegou na sua bicicleta com um objetivo: alcançar as 1.000 milhas num percurso que iria de Auchenmalg (a sua cidade natal) até Thurso e voltava. A aventura terminou este domingo, quando a octogenária – que celebrou o 85.º aniversário durante a viagem – foi recebida por uma multidão de apoiantes ao chegar ao farol de Mull of Galloway.
Tive uma viagem maravilhosa”, conta em declarações à Sky News – televisão parceira da SIC Notícias. “Estou agora em casa e sinto-me um pouco triste por ter acabado.”
A aventura tinha como objetivo angariar fundos para a associação Macmillan Cancer Support e foi também dedicada aos falecidos filhos de Granny Mave – Sandy, Katie e Bob. Durante o percurso, angariou 60.000 libras (perto de 70.000 euros).
Para Granny Mave – que não é uma novata no que toca ao ciclismo –, a parte mais difícil do percurso foi quando passava por Fort William. Nessa zona, a ciclista encontrou “o mais horripilante vento contrário” que quase a “atirou” da bicicleta.
Durante o percurso, a ciclista admite ter encontrado “momentos difíceis”, mas nunca desistiu de pedalar. O objetivo de ajudar a associação e a memória dos filhos deu-lhe ânimo para continuar, assim como a “bondade” das pessoas que foi encontrando pelo caminho.
Fui recebida com tanta bondade. Não posso esquecer a bondade que recebi de completos estranhos, de pessoas que nunca conheci”, conta.
Durante parte do percurso, Granny Maves contou com a companhia da amiga Jackie, que percorreu mais de 700 milhas (cerca de 1.125 quilómetros) com ela.
A minha amiga Jackie juntou-se a mim e foi um momento muito especial para mim”, conta. “Foi muito divertido. Nós rimos e choramos juntas.”
Com esta aventura a chegar ao fim, Granny Mave já prepara o próximo desafio: vai, como Jackie, para o arquipélago Hébridas “e logo se vê o que acontece”.
O gestor de campanhas da Macmillan Cancer Support disse à Sky News que a iniciativa de Granny Mave será inesquecível. A octogenária tem vindo a realizar várias campanhas de angariação de fundos com a associação desde que perdeu a mãe e a irmã para o cancro. No total, já angariou mais de 155.000 libras (cerca de 133.000 euros)
Ver Granny Mave a atravessar a linha da meta e a completar mais um incrível desafio de ciclismo é algo que nunca vou esquecer”, afirma Bruce Port. “Alcançar o que ela alcançou em qualquer idade é um enorme feito, mas tendo celebrado o 85.º aniversário há apenas quatro dias, e com dois novos joelhos e duas novas ancas, ela é simplesmente maravilhosa.”
Granny Mace é já um nome conhecido no ciclismo. Em 2019, tornou-se a mulher mais velha a percorrer, de bicicleta, o Reino Unido de sul a norte (de Land’s End até John O’Groats) – uma viagem de mais de 1.400 quilómetros. No ano anterior, tinha também completado uma prova de 24 horas a pedalar.
SIC Notícias