A Biblioteca Municipal de Mira receberá o escritor António Canteiro, na apresentação do livro O Silêncio Solar das Manhãs, com a chancela da Gradiva, numa sessão que terá início às 21 horas do dia 27 de fevereiro.
Silêncio Solar das Manhãs, que será apresentado pelo Dr. Manuel Coquim, foi vencedor do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, em 2013.
A sessão contará, ainda, o escultor/pintor Alves André, que marcará presença com uma exposição dos trabalhos de ilustração da obra.
No momento musical serão interpretados poemas de António Canteiro musicados por Paulo Cavadas e interpretados por Paulo Cavadas e Manuel Ribeiro.
António Canteiro, pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz, nasceu em 1964, em S. Caetano, Cantanhede. Vive atualmente em Febres, Cantanhede.
É Técnico Superior de Reinserção Social, junto dos reclusos do Estabelecimento Prisional Regional de Aveiro. Com o romance Parede de Adoborecebeu a Menção de Honra do Prémio Literário Carlos de Oliveira, em 2005 (Edição CSPSC). O romance Ao Redor dos Muros venceu o Prémio Literário Alves Redol, em 2009 (Edição Gradiva). O romance Largo da Capella obteve a Menção de Honra do Prémio Literário João Gaspar Simões, em 2011 (2ª Edição – Gradiva Editora). Com o livro O Silêncio Solar das Manhãs venceu o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, em 2013.