ANJE convida empresas a internacionalizar: Feira de Paris é já em junho

ANJE leva moda e tecnologia além-fronteiras

 A ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, através do projeto NEXT STEP, quer levar as PME portuguesas além-fronteiras. O projeto pretende apoiar empresas na área da moda e das novas tecnologias, dois setores em franco crescimento e com forte potencial de evolução em novos mercados.

 A primeira «expedição» portuguesa é já no próximo mês de junho – à VIVA Technology, em Paris, de 16 a 19 de junho – onde a ANJE quer levar mais de dez marcas nacionais. Assim, as empresas do sector das TIC que pretendam abraçar esta oportunidade, deverão inscrever-se na plataforma do projeto. Sendo esta uma iniciativa financiada pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, e comparticipado pela União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, as empresas participantes irão beneficiar de um financiamento de 50% dos custos da ação em questão.

 De acordo com Alexandre Meireles, presidente da ANJE, “o projeto NEXT STEP pretende impulsionar o posicionamento das marcas e empresas portuguesas em mercados internacionais estratégicos, uma vez que a exiguidade dos mercados domésticos e a atual conjuntura não permitem obter índices de crescimento sustentados. Torna-se assim impreterível iniciar processos de internacionalização bem delineados, assim como dotar as empresas do conhecimento necessário e dos mecanismos adequados para chegar aos mercados potenciadores da atividade económica portuguesa, satisfazendo o aumento da demanda por produtos nacionais, em concordância com o crescente interesse de alguns setores de atividade”, explicou.

 A Viva Technology é o maior evento de tecnologia e startups da Europa. A feira reúne atualmente líderes globais em inovação tecnológica e transformação de negócios, startups, investidores, académicos, estudantes e meios de comunicação de todo o mundo. A Viva Technology 2019 contou com mais de 400 palestrantes internacionais em conferências e workshops, e foi palco para 13 mil startups durante o evento de três dias.

O conceito do evento tem como objetivo promover a ligação entre startups e grandes empresas, oferecendo às emergentes uma oportunidade extraordinária de aproveitar o apoio e a supervisão de uma grande companhia para acelerar o seu crescimento. Para as grandes empresas, o conceito é um impulsionador da sua inovação e uma alavanca indispensável para promover a transformação digital.

 Itália, Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, Qatar, Dubai, China, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Colômbia, são alguns dos países onde o projeto pretende estar presente, seja em feiras, eventos ou encontros empresariais. Uma das novidades da edição deste ano é a criação eventos POP-UP, sob o mote LOCAL GOES GLOBAL POP-UP. Estas ações acontecem em três das principais capitais de moda da Europa – Paris, Milão e Londres – e ainda em dois mercados em franca ascensão – Moscovo e Qatar.

 A Local Goes Global Paris, que será a primeira do leque de pop-up stores, vai decorrer em paralelo com a semana de moda de Paris, durante os dias 21 a 26 de junho. Ao alinhar esta iniciativa com a semana internacional de moda, o objetivo é também poder atrair empresários que normalmente viajam para a capital francesa durante esta altura, e que poderão trazer contatos relevantes para as marcas e designers representados.

 De destacar também que o projeto NEXT STEP promove e organiza um conjunto de Encontros Empresarias nos países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – que terão lugar em Angola, em julho, na Guiné Bissau, em outubro, e por fim em Cabo Verde, em novembro. Estes encontros têm como principal propósito permitir aos empresários portugueses uma correta abordagem a estes mercados, dando-lhes a oportunidade de explorar novas e rentáveis oportunidades de negócio.

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