Aniversariante centenária na “Progresso e Vida da Tocha”

Conta-nos emocionada, a Sr.ª Maria Fernanda Vila Real Ferreira, que nasceu em Carrazeda, Ansiães, no distrito de Braga há 100 anos, a mais nova de 4 irmãos. Relata que a mãe não sabia ao certo o dia em que os filhos nasceram à exceção da filha Fernanda pois os pais teriam ido ao casamento de uma vizinha se não fosse o nascimento da filha, nesse dia.

Refere que foi criada por um tio e que fez a 4.ª classe, aprovada com distinção, e que com 18 anos começou a dar aulas de português e matemática. Ficou prometida a um rapaz, militar, com o qual nunca tinha namorado mas apaixonou-se por outro homem com o qual veio a casar com a idade de 28 nos e com quem esteve casada durante 43 anos e com quem teve dois filhos.

Apesar da perda prematura por acidente de viação de um dos filhos enquanto ainda estudava na faculdade, apesar da perda do marido há quase 30 anos, mantém o espírito vivo e a força de vontade para uma vivência alegre e dedicada à filha, netas e bisnetos e diz-nos de coração cheio que “foi a mulher mais feliz do mundo”…

Hoje, encontra-se a residir na Progresso e Vida da Tocha, consciente e orientada, onde delicia diariamente todos os que com ela interagem. A diminuição da acuidade auditiva e a limitação na mobilidade são atualmente os maiores problemas que padece, dependente em grau moderado nas atividades de vida diárias.

É com grande orgulho e emoção que a Progresso e Vida da Tocha, comemora o centésimo aniversário da senhora Maria Fernanda Vila Real Ferreira, com a presença de familiares da idosa centenária, bem como Direção e Órgãos Sociais da instituição, muitas das colaboradoras e todos os restantes clientes de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e de Centro de Dia, crianças do Jardim de Infância e CATL para tornar este dia um dia especial, memorável e de alegria entre todos.

O Jornal Mira Online associa-se à todos os que são presenteados com a presença e lucidez da centenária, Dª Maria Fernanda