Anadia aprova Plano de Ação para a Energia Sustentável e o Clima

A Câmara de Anadia aprovou, na sua última reunião de executivo, no dia 12 de abril, o Plano de Ação para a Energia Sustentável e o Clima do Município. O documento será agora submetido à Assembleia Municipal para aprovação.

O executivo propôs ainda submeter a aprovação da Assembleia Municipal: dar continuidade ao processo de programação e implementação de um programa de projetos de redução de fatura energética municipal, com relevância a desenvolver para a implementação do Plano de Ação para a Energia Sustentável e o Clima; dar continuidade ao processo de programação e implementação de ações que visam a adaptação ou mitigação dos efeitos das alterações climáticas que refletem a preocupação do Município ao nível do desenvolvimento sustentável; e dinamizar uma agenda para a sustentabilidade energética e climática aberta à participação dos cidadãos e das empresas que resulte em um contributo significativo para a implementação das medidas previstas no PAESC.

O PAESC é um instrumento fundamental na conceção, implementação e monitorização das medidas orientadas para o cumprimento das metas do Pacto dos Autarcas. No quadro da conceção das medidas, o Plano fornece, através da matriz energética, informação precisa sobre a distribuição setorial dos consumos energéticos e dos respetivos vetores energéticos. Ao longo da implementação de medidas de melhoria da eficiência do consumo energético ou de integração de renovação, a matriz fornece indicações sobre o sucesso da sua implementação ou sobre eventuais desvios e correções. O PAESC fornece, também a análise climática, através da apresentação da contextualização climática do município e apresentação de resultados referentes a medidas de adaptação a implementar.

Através deste Plano é possível antever o progresso do balanço energético e do contexto climático do município, e antecipar tanto a concretização das metas como a eventual necessidade de aprofundamento de medidas.

Depois de aprovado o Plano por parte da Assembleia Municipal, o documento será submetido ao secretariado do Pacto de Autarcas para concretização do compromisso assumido aquando da adesão ao mesmo.

Recorde-se que o Município de Anadia aderiu ao Pacto Europeu dos Autarcas em 2014, com renovação das metas em 2019. A concretização dessas metas resultará na redução de 40 por cento das emissões de CO2 do Município, através da implementação de um conjunto de medidas de iniciativa municipal, privada ou em parceria. Essas medidas têm expressão em áreas distintas, desde a sensibilização e educação, à inovação tecnológica.