13.3.2024 –
A Liga MEO Surf, 1ª divisão do surf nacional, está de regresso à ação para o Allianz Figueira Pro, etapa inaugural que se realiza de 22 a 24 de Março na praia do Cabedelo, Figueira da Foz.
Os campeões nacionais de 2023, Joaquim Chaves e Francisca Veselko, vão ser os únicos a envergar a licra amarela de líderes do ranking Go Chill do ano passado. Chaves conquistou o seu primeiro título nacional após um final de ano muito emocionante enquanto Francisca Veselko celebrou o seu segundo título da categoria máxima do surf feminino português.
Allianz Figueira Pro – Vencedores Últimas Edições
2023 – Guilherme Ribeiro e Gabriela Dinis
2022 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
2021 – Vasco Ribeiro e Yolanda Hopkins
2020 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot
As estrelas do surf português vão voltar a vestir a licra de competição dando o tiro de partida da discussão dos títulos nacionais masculinos e femininos. Tudo vai acontecer numa das melhores ondas do país que já foi palco de momentos históricos a nível nacional e internacional.
Pedro Santana Lopes, Presidente Câmara Municipal da Figueira da Foz
A Figueira da Foz receberá, uma vez mais, a primeira etapa da Liga MEO Surf. O Allianz Figueira Pro marca o arranque dos eventos de desportos de ondas na nossa Cidade, que têm na praia do Cabedelo umas das referências nacionais. Contaremos com a presença dos melhores surfistas nacionais que, ano após ano, nos bridam com a sua presença, deliciando os milhares de espetadores que, ao vivo, ou através da transmissão televisiva em direto, assistem às suas manobras na exigente onda do Cabedelo. O Município da Figueira da Foz não pode, por isso, deixar de reconhecer o impacto que a aposta da Associação Nacional de Surfistas tem efetuado na realização da principal competição do Surf Nacional, consolidando-a como um dos mais relevantes eventos desportivos em Portugal. Desejo, por isso, que a edição de 2024 volte a ser um enorme sucesso.“
O Allianz Figueira Pro é, simultaneamente, a primeira de três etapas da Allianz Triple Crown, um sub-troféu que irá distinguir os melhores surfistas que obtenham os melhores resultados no conjunto das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande. Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko são os atuais detentores do troféu que este ano vai já para a sua 10ª edição.
Allianz Triple Crown – Quadro de Campeões
2023 – Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko
2022 – Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot
2021 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
2020 – Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
2019 – Miguel Blanco e Teresa Bonvalot
José Francisco Neves, Membro do Comité Executivo da Allianz Portugal e Diretor de Transformação e Marketing
Este ano ultrapassámos o marco dos 10 anos de parceria com a Associação Nacional de Surfistas! Já estamos há mais de uma década a apostar no desenvolvimento de um desporto que defende valores que também nós queremos transparecer aos nossos clientes: confiança, segurança e solidez. Como um dos principais patrocinadores da Liga MEO Surf 2024, vamos continuar a dar nome a três etapas do campeonato que, conforme já é habitual, consagram os vencedores do Allianz Triple Crown. Este ano as novas gerações prometem surpreender e estamos extremamente motivados para acompanhar e assistir ao desempenho destes novos talentos. Na Allianz Portugal temos um enorme orgulho em ver a evolução do Surf Português, além de levarmos a modalidade além-fronteiras através da nossa Embaixadora Teresa Bonvalot, qualificada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.”
Os atuais campeões da etapa, Guilherme Ribeiro e Gabriela Dinis, estão entusiasmados por regressarem à Figueira da Foz e demonstrarem o trabalho realizado na pré-época com o objetivo de repetirem a vitória de 2023.
Guilherme Ribeiro, campeão Allianz Figueira Pro 2023
A final do ano passado na Figueira da Foz foi importantíssima para mim. Tinha acabado 2022 com a licra amarela e começar 2023 com uma vitória e manter a licra provou que todo o trabalho da pré-época tinha resultado. Foi uma final memorável que fica para a história contra o Afonso Antunes, um dos meus grandes amigos. Começar o ano com uma vitória ou um bom resultado pode não querer dizer nada em termos de contas, mas, para mim, significa muito em termos de confiança. E dá para perceber em que nível estou e se toda a preparação que tive nos quatro ou cinco meses de paragem foi bem feita. Não é fácil estar muitos meses sem competir. Esta etapa vai ser uma demonstração disso mesmo onde vou tentar começar com um bom resultado para iniciar o ano com a confiança no máximo não só na Liga MEO Surf, mas também em todos os campeonatos que aí vêm. A etapa da Figueira da Foz é a minha preferida na Liga MEO Surf. Sinto-me à vontade naquele tipo de ondas esteja mar grande ou pequeno. É uma onda em que consigo adaptar-me bem e faz o meu género de surf. Os meus objetivos na Liga MEO Surf são etapa a etapa, dar o meu melhor e tentar sair vitorioso em todas elas. Se isso acontecer, o grande objetivo de voltar a ser campeão nacional será concretizado. Aqui vamos nós para 2024!”
Gabriela Dinis, campeã Allianz Figueira Pro 2023
A vitória em 2023 foi logo um boost de confiança no início do ano. Foi muito importante para mim. Fiquei super feliz por ser uma etapa em que consegui mostrar o meu surf. E, acima de tudo, por ter sido nas ondas da Figueira da Foz, uma direita com força que adoro e que considero ter as condições ideais para mim sendo um dos pontos fortes do meu surf. Na verdade, apesar de, no ano passado, o mar ter estado um bocadinho grande e difícil, acabámos por ter sorte porque houve heats com boas direitas. Por mim, se o mar este ano estiver igual, está perfeito. Obviamente que estou muito motivada para 2024 e não podia estar mais feliz por a Liga MEO Surf começar na Figueira da Foz. Tenho treinado bastante e passado muito tempo dentro d’água, conciliando também com a faculdade, e quero voltar a ganhar. Já não compito há alguns meses, mas quero que o meu foco seja igual ao do ano passado: fazer o meu melhor heat a heat em vez de estar já focada no resultado final.”
Allianz Figueira Pro 2023 em números:
– Campeões da Etapa: Guilherme Ribeiro e Gabriela Dinis
– 803 ondas surfadas por 104 surfistas inscritos
– Melhor onda (máximo 10 pontos): Frederico Morais/Martim Nunes, 8.75 pontos, Teresa Bonvalot, 8.75 pontos
– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): Frederico Morais, 17.40 pontos
Em termos de prémios paralelos, o Allianz Figueira Pro irá incluir o Best Wave (melhor onda da etapa); Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), Waversby Round (
Fantasy Surfer
Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl
Prazo constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova