Aerospace Team Graz vence Prémio EuRoC – European Rocketry Challenge, em Constância

19.10.2023 –

A equipa austríaca, que participou na competição pela terceira vez, conquista a 4ª edição do European Rocketry Challenge, organizado pela Agência Espacial Portuguesa

  • A RED, equipa do Instituto Superior Técnico, foi distinguida com o Payload Award, prémio que distingue a inovação da carga transportada pelo foguete (Rocket)
  • Pela primeira vez a participar na competição, os North Space, equipa que junta estudantes universitários do Porto e Aveiro, conseguiu lançar o seu foguete

A Aerospace Team Graz, equipa constituída por estudantes universitários oriundos da Áustria, foi a grande vencedora da 4ª edição European Rocketry Challenge (Euro), competição de rockets promovida pela Agência Espacial Portuguesa, que decorreu em Constância ao longo da última semana.

A grande vencedora conseguiu um lançamento excecional e obteve a melhor pontuação nos inúmeros parâmetros de avaliação a que os foguetes estão sujeitos, entre os quais, alcançar a altitude-alvo a que se propõem (entre 3.000 e 9.000 metros).

Nesta competição, única do género a decorrer na Europa, as equipas competiram em diferentes categorias, avaliadas pelo apogeu alcançado pelo lançamento dos seus foguetes. Ao fim de quatro dias de lançamentos, a cerimónia de entrega de prémios distinguiu:

  • ANACOM Award – PoliTo Rocket Team (Itália)
  • Payload Award – RED, Rocket Experiment Division (Portugal)
  • Design Award – Warr Rocketry (Alemanha)
  • Technical Award – Skyward Experimental Rocketry (Itália)
  • Team Award – ASAT, Aristotle Space & Aeronautics Team (Grécia)
  • S3 Flight Award – Faraday Rocketry UPV (Espanha)
  • H3 Flight Award – Aerospace Team Graz (Austria)

This slideshow requires JavaScript.

“Estamos extremamente orgulhosos com o crescimento sustentado do EuRoC, que se deve, em primeiro lugar, aos próprios estudantes, que de ano para ano vêm mais preparados e com projetos mais ambiciosos. E acreditamos que o EuRoC já é uma peça fundamental para o futuro do setor espacial em Portugal e na Europa”, afirmou Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa.

O júri do EuRoC é composto por especialistas nacionais e internacionais em rocketry, e avaliou o desempenho das equipas que conseguiram efetuar os seus lançamentos segundo o respetivo comportamento em relação à altitude alvo, carga útil, design e qualidade do relatório técnico, análise e utilização do espectro de frequências utilizados pelas equipas, entre outros parâmetros.

O prémio EuRoC, o mais ambicionado por todas as equipas por reconhecer a excelência em todos os parâmetros de avaliação, foi este ano entregue aos austríacos Aerospace Team Graz.

A iniciativa, organizada pela Agência Espacial Portuguesa, tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências científicas e educativas, ao desafiar os estudantes a lançar os seus foguetes (rockets).

Desde 2020 que o EuRoC tem conquistado um número crescente de participantes. Este ano recebeu um recorde de 48 candidaturas, de entre as quais foram selecionadas 25 equipas para lançarem os seus rockets. A competição apresenta inúmeros desafios com elevados níveis de exigência de cariz técnico e parâmetros de segurança que devem ser considerados, o que inevitavelmente acaba por levar a desistências. Imbuídos desse espírito, 19 equipas estiveram em Constância na última semana. No final, 13 equipas conseguiram lançar os seus foguetões, entre 12 e 15 de outubro, no Campo Militar de Santa Margarida.

O evento envolveu cerca de 500 estudantes, de 14 diferentes países, com as mais variadas formações académicas.

Na cerimónia de encerramento foi também anunciado que a edição do próximo ano acontecerá em Ponte de Sôr, no início do Outono de 2024.

Os 13 Finalistas do EuRoC 2023 (equipas que conseguiram lançar Rockets):

  • ASTG – Aerospace Team Graz (Áustria)
  • Air ESIEA – REUZIA
  • ASAT – Aristotle Space & Aeronautics Team (Grécia)
  • ÆSIR – Association of Engineering Students in Rocketry (Suécia)EPFL – Rocket Team (Suíça), vencedores da edição de 2021.
  • Faraday Rocketry UPV (Espanha)
  • HPB – HyPower Bristol (Reino Unido)
  • North Space (Portugal), com alunos do Instituto Superior de Engenharia do Porto, da Universidade de Aveiro e das Faculdade de Ciências e de Engenharia da Universidade do Porto.PoliTo Rocket Team (Itália)
  • PUT Rocketlab (Polónia)
  • Propulse NTNU (Noruega)
  • RED – Rocket Experiment Division (Portugal), do Instituto Superior Técnico.
  • STAR – Student Team for Aerospace and Rocketry (Espanha)

 O EuRoC

O European Rocketry Challenge (EuRoC) é uma competição universitária europeia de lançamento de foguetes (rockets) criada em 2020 pela Agência Espacial Portuguesa. A competição, a primeira do género na Europa, desafia estudantes universitários a lançar os seus foguetes de propulsão sólida, líquida ou híbrida em altitudes entre 3.000 e 9.000 metros. Nos últimos quatro anos, o European Rocketry Challenge afirmou-se como um motor de desenvolvimento do quadro científico e educativo europeu e nacional, estando alinhado com os objetivos que guiam a ação da Agência Espacial Portuguesa.

A Agência Espacial Portuguesa

A Agência Espacial Portuguesa é a organização, criada pelo governo português em colaboração do governo regional dos Açores, em 2019 para colocar em prática Estratégia Nacional para o Espaço – Portugal Espaço 2030. Tem como principal objetivo promover e reforçar o ecossistema e cadeia de valor espacial em Portugal, em benefício da sociedade e da economia do país e do mundo, atuando como uma unidade de negócios e desenvolvimento para entidades e empresas de investigação. A Agência Espacial Portuguesa coordena a participação nacional em várias organizações internacionais como a Agência Espacial Europeia (ESA), no Observatório Europeu do Sul (ESO), e no SKAO (Square Kilometer Array Observatory). A Agência Espacial Portuguesa é ainda a representante nacional de Portugal na Comissão Europeia para assuntos relacionados com o Espaço, nomeadamente o Programa Espacial da União Europeia (Copernicus, Galileo, GOVSATCOM, SSA) e Horizon Europe e tem assento na Direcção da Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA).