1% de doações de sangue seriam suficientes para atender às necessidades básicas do sistema de saúde de qualquer país, explica a Organização Mundial da Saúde. No Dia Mundial do Dador de Sangue, que se comemora a 14 de Junho, a organização encoraja as pessoas a doarem sangue e agradece a todos os que já contribuírem.
Segundo as Nações Unidas, todos os anos a saúde de milhões de pessoas é afectada por emergências que exigem dádivas de sangue extra.
Na última década, desastres naturais como terramotos, enchentes e tempestades causaram mais de um milhão de mortes no planeta.
Este ano a ADASCA quebra o modelo da comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue, instituído pela OMS, em relação aos anos anteriores, tendo em conta que não vai realizar a habitual Caminhada Solidária, uma vez que se perspectivam outras iniciativas com que a ADASCA não tem qualquer relação.
Fazer reparos ou criticar este ou aquele modelo que na nossa opinião não está a funcionar bem, é lançar água no molhado. O mundo da dádiva de sangue continua cinzento…
Face ao exposto, a Direcção da ADASCA achou por bem, apostar num modelo diferente, esperando que seja do agrado de todos os participantes.
As inscrições podem ser impressas a partir deste site e entregues na Sede da ADASCA, ou, na Pastelaria Delicreme em Cacia até ao dia 15 de Junho, para que tenhamos uma noção do que se deve comprar.
Vai decorrer de igual modo a primeira exposição alusiva à dádiva de sangue no Salão da Junta de Freguesia de Cacia, com obras dignas de serem apreciadas.
A animação musical vai dar uma componente nova ao convívio, pelo que VENHA CONVIVER, DAR VISIBILIDADE E FORÇA À SOLIDARIEDADE!