Abril foi comemorado em Mira com homenagem aos autarcas que serviram este concelho nos últimos 40 anos

Os 43 anos do 25 de abril foram comemorados em Mira, por iniciativa da edilidade presidida por Raul de Almeida, com uma homenagem a todos os autarcas que, desde há 40 anos, ou seja desde 1977 até hoje, serviram Mira e as suas freguesias.

Autarcas eleitos nas listas do PSD, do PS, do CDS, da CDU e do MAR foram assim os heróis desta jornada que engalanou o Jardim Municipal de Mira junto ao monumento que recorda a homenagem a José Afonso e Adriano Correia de Oliveira que várias organizações locais, regionais e nacionais, e entre elas a Câmara Municipal de Mira, levaram a cabo em 2012.

Mário Maduro, presidente da Assembleia Municipal de Mira, referiu que comemorar o 25 de abril “é festejar as suas conquistas e em especial os 40 anos do Poder Local” é recordar que “cultivámos as diferenças” tendo em conta “o desenvolvimento do concelho”.

Maria Arminda Pimentel, ex-presidente da Assembleia Municipal, criticou “o pouco civismo” de algumas pessoas que, disse, “não apareceram aqui quando foram convidadas”. Frisou ainda que “o concelho desenvolveu-se com a dedicação de todos os autarcas”.

João Cupido, ex-presidente da Câmara Municipal, disse que “ o 25 de abril trouxe mudanças” tendo realçado “as escolhas livres dos autarcas e a autonomia dos municípios”. Lembrou o falecido autarca Mário Ferreira Maduro honrando a memória de um homem que esteve na origem “de muitas obras que foram iniciadas e que hoje estão à vista de todos” e mostrou-se insatisfeito pela “falta de meios e de fundos” existentes na altura.

Raul de Almeida, edil mirense, lembrou “o início da democracia em abril de 1974” que originou, em 1976, que o povo pudesse “escolher livremente quem queria que comandasse os destinos das autarquias”. Referiu os 100 anos dos paços do concelho e as comemorações que vão acontecer este ano em várias vertentes e agradeceu a todos aqueles que “contribuíram para o desenvolvimento e progresso de Mira”.

Mostrou-se apologista dos “consensos” para, frisou, “responder aos muitos desafios que temos pela frente” tendo salientado o turismo, a água e o lixo com o alguns itens desses desafios.

Todos os autarcas presentes ou quem os representou, no caso dos autarcas falecidos, foram chamados e receberam a saudação do presidente da edilidade bem com uma prenda alusiva.

A falta de Rocha de Almeida e de João Reigota, ex-presidentes da edilidade, bem como de alguns outros autarcas, foi bastante notada.

Para autarcas das várias forças politicas ali representadas, ouvidos por nós, a ideia de homenagear os ex e atuais autarcas foi positiva.

 

António Veríssimo Caneira

 

 

continua…

 

 

Mira Online

Fotos: Mira Online/ J.Ramadas