“A importância dos laços e do brincar para as crianças” (Psicóloga Andrea Costa)

01.6.2024 –

“A sociedade alterou-se de forma considerável nos últimos anos.

Quantas vezes deu por si. Muito ocupado ou ocupada com a sua vida, o seu trabalho, as suas responsabilidades e percebeu que o seu filho ou filha não brincam da mesma forma que você brincava com a idade deles?

Cada vez mais se reconhecem os benefícios de brincar para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Independentemente da idade, brincar é a principal forma de estimular as diferentes áreas do desenvolvimento. Brincar permite adquirir mecanismos onde as crianças vão aprender a ter mais resiliência, a ter uma melhor tomada de decisões, a resolver melhor os seus problemas e a aumentar a sua autoestima. Para além disso, existe um contributo para o seu desenvolvimento motor!

As brincadeiras entre pais e filhos são momentos especiais e fundamentais, pois criam-se laços, e faz com que as crianças se sintam mais amadas e seguras. Brincar com o seu filho cria um momento em que você, mãe e/ou pai, esteja naturalmente presente e isso é extremamente recompensador para todos.

Hoje celebra-se o dia 1 de Junho, dia mundial das crianças. Tire um tempo e aproveite hoje para brincar muito com os seus filhos. E ao longo da sua semana tire um momento para o fazer também. As suas responsabilidades são importantes é verdade, mas os nossos filhos são o bem mais precioso e só são crianças uma vez!

Aproveite e boas brincadeiras.”

Psicóloga Andrea Costa
C.P. 24454