A Bandeira Azul que alerta para Mira sair do vermelho!

A inauguração da requalificação do Parque de Estacionamento da Praia do Poço da Cruz foi a primeira ação do dia de sexta-feira… dia em que os Hasteamentos das Bandeiras Azuis nas Praias do Poço da Cruz e de Mira, foram o culminar de muitos meses de preparação e consolidação para a conquista de mais um galardão que muito honra os habitantes do Concelho e, mais ainda, os da Praia e da Barra de Mira.

Com a presença de diversas autoridades, de onde destaca-se a de um membro do Governo, o Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, o tema definido pela ONU para o período 2021-2030, o da “Década para a Recuperação dos Ecossistemas” foi abordado, logicamente, pelos intervenientes mas, sempre acompanhado pelo preocupante momento vivido em Mira no que se refere à pandemia, bem como os efeitos que ela implica na economia do Concelho.

Com a certeza de que tudo pode ser revertido e de que há tempo para que o verão aconteça como todos desejam, foi pedido durante intervenções que a sociedade aja com responsabilidade como um todo, sem facilitismos, para o bem comum.

Mira e suas praias podem capitalizar, como tem conseguido ao longo de décadas, a presença dos muitíssimos veraneantes que acolhe com a sua tradicional hospitalidade que, aliada ao que a natureza oferece, fazem do Concelho, o lugar de eleição para quem pretende recarregar baterias para mais um ano de labuta.

Não haverá festas nas aldeias, nem na Vila, nem a grande azáfama dos longos dias do Verão, como não houve há um ano. Mas, dentro de todas as limitações, pode acontecer, sim, um período onde as pessoas possam sentir o calor do sol, a maciez da areia e o sabor da onda indo de encontro ao corpo ou o aconchego dos trilhos da floresta.

Retroceder nos resultados já alcançados não é bom  – francamente, é muito mal – mas, também pode ter servido como um grito de alerta no sentido de que todos e cada um, assumam as suas responsabilidades. No fundo, é disso que o Concelho precisa, para que a situação se reverta para o bem comum e para que haja, realmente, o ansiado Verão!

Jornal Mira Online

This slideshow requires JavaScript.