03.01.2025 –
Os céus de Arcos de Valdevez, Figueira da Foz, Paços de Ferreira, São Pedro do Sul, Seia, Viana do Castelo e Viseu serviram de palco para um fenómeno raro… que tem acontecido algumas vezes em Portugal, nos últimos tempos: a Aurora Boreal!
Um espetáculo indescritível para quem já o presenciou: a Aurora Boreal engalanou a noite do primeiro dia de 2025 nas regiões norte e centro de Portugal continental. Digna de ser comparada com uma bela imagem cinematográfica, ela pôde ser vista sem que fosse necessário viajarmos para o seu habitat natural: as zonas próximas dos polos. Confira!
Imagem: Mauro Santos -Serra de Bornes – Macedo de Cavaleiros
Imagem: José Sousa – Figueira da Foz
Imagem: Alcino Carvalho / São Pedro do Sul
Imagem: Meteo Trás-os-Montes / Santa Marinha, Seia
Imagem: André Nunes – Viseu
O que são as Auroras Boreais?
As auroras boreais são fenômenos naturais que ocorrem nas regiões polares do Hemisfério Norte, onde luzes coloridas dançam no céu noturno. Esse espetáculo ocorre quando partículas carregadas do vento solar (principalmente prótons e elétrons) interagem com o campo magnético da Terra e com os gases presentes na atmosfera.
Como elas se formam:
- Vento Solar: O Sol emite um fluxo constante de partículas carregadas chamado de vento solar.
- Campo Magnético da Terra: Quando essas partículas chegam perto da Terra, o campo magnético terrestre as direciona para as regiões polares.
- Interação com a Atmosfera: As partículas colidem com átomos e moléculas da atmosfera (como oxigênio e nitrogênio), transferindo energia e gerando luz.
- Cores das Auroras:
- Verde: É a cor mais comum, causada pelo oxigênio a cerca de 100 km de altitude.
- Vermelho: Também gerado pelo oxigênio, mas em altitudes mais altas (acima de 200 km).
- Azul e Púrpura: Provêm do nitrogênio, em diferentes condições de excitação.
Nome e Localização:
- No Hemisfério Norte, chamamos de aurora boreal.
- No Hemisfério Sul, é conhecida como aurora austral.
Qual a melhor melhor época para ver uma Aurora Boreal?
As auroras são mais visíveis durante os meses de inverno das regiões polares (de setembro a março no Hemisfério Norte) e em noites claras e escuras, longe da poluição luminosa.
Jornal Mira Online / Meteo Trás os Montes
TAG: #AuroraBoreal