16.12.2023 –
Os 5ª Punkada cumprem este mês três décadas desde a fundação do grupo, na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), e vão celebrar a data com um concerto especial, no Convento São Francisco, no dia 18 de dezembro, pelas 21H30. Nos últimos dias, os cinco elementos da banda – Fausto Sousa, Fátima Pinho, Jorge Maleiro, Miguel Duarte e Paulo Jacob – têm vindo a ensaiar intensamente, na Sala da Música da Quinta da Conraria, e estão prontos para fazer a festa com o público.
E como numa festa de aniversário não podem faltar os amigos, os 5ª Punkada não estarão sozinhos em palco, contando com os convidados Surma, Rui Gaspar e Victor Torpedo. Quanto ao que se vai escutar, será uma viagem pela história do grupo, mas também uma viagem ao futuro, com temas do segundo disco, atualmente em preparação.
Não temos um grande plano ou algo do género pensado, porque queremos que seja um concerto como todos os nossos concertos, em que convidamos o público para dançar e para participar connosco nesta revolução, que é musical, mas também de mentalidades”, explica o guitarrista e professor de música Paulo Jacob.
Antes da música propriamente dita, e em estreia, será exibido o documentário sobre a recente digressão europeia da banda (que passou por Portugal, Chéquia, Hungria, Eslovénia e Luxemburgo), produzido pela Casota Collective. Dele constarão imagens dos espetáculos e dos bastidores, mas também testemunhos de artistas e profissionais com deficiência, associações que trabalham na área e gestores de espaços musicais.
Os 5ª Punkada editaram o seu álbum de estreia, “Somos Punks ou Não?”, no final de 2021, pela Omnichord. Seguiu-se uma digressão por palcos nacionais, atuações em vários festivais de verão, uma nomeação para os Prémios Play e a presença no último concerto em Coimbra da digressão mundial dos Coldplay, tocando o seu tema “Metade de Mim” com aquele grupo britânico.
Para trás, ficaram décadas de persistência e amor à música. “No início de tudo, nunca imaginei que pudéssemos chegar tão longe. Quando comecei a cantar, ainda em playback, nas festas da APCC, nada poderia estar mais longe do meu pensamento”, recorda Fausto Sousa, cujo desejo de ser vocalista foi o catalisador para o nascimento dos 5ª Punkada. Por tudo isto, o espetáculo de dia 18 será também uma homenagem a todos aqueles que já integraram a banda: o musicoterapeuta Francisco Sousa, que com Fausto deu início a tudo, e ainda Adelaide Serafino, Luís Pedro Madeira, Márcio Reis, Marco Nuno e Ricardo Sousa.
Este será ainda um concerto solidário, cuja receita de bilheteira reverte integralmente para a APCC, instituição que apoia milhares de utentes e as suas famílias e tem a missão de promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nas que têm deficiência e/ou incapacidade. Ainda há bilhetes à venda, ao preço único de 5 euros, através do link bit.ly/3tnQ234 ou na bilheteira do Convento São Francisco.