As compras de Natal de última hora são um clássico da época festiva e, para que este ano sejam feitas em segurança, a Microsoft partilha com os utilizadores algumas dicas para garantir que não há “dissabores” nesta quadra.
Sem surpresas, e num contexto de pandemia com restrições em todo o mundo, de acordo com o mais recente inquérito da Microsoft, realizado pelo YouGov, este ano, 63% das compras de Natal será online. Dados do INE, disponibilizados recentemente, mostram que nos últimos três meses deste ano, 40,4% dos portugueses, entre os 16 e os 74 anos, realizou compras online e espera-se que este indicador dispare à medida em que o Natal se aproxima.
O preço e a disponibilidade dos produtos são as questões mais importantes para os consumidores, revela a Microsoft. O preço está no topo da lista para 69% das pessoas e a disponibilidade é um factor decisivo para 53%. O facto de os consumidores estarem preocupados em receber as compras atempadamente leva a que 54% das pessoas tenha assumido que questões relacionadas com cadeias de abastecimento e distribuição são importantes de ter em conta.
Por outro lado, menos de metade dos inquiridos (48%) considera a segurança e a protecção dos seus dados pessoais como prioridade quando faz compras online, ainda que 61% dos consumidores revele ter sido vítima de compras fraudulentas.
Desta forma, a Microsoft partilha algumas dicas simples e úteis para garantir a segurança das compras online nesta época festiva:
Desconfiar das ofertas que parecem demasiado boas para serem verdade
Nesta altura, os esquemas online tornam-se mais frequentes e sofisticados, aproveitando as preocupações dos consumidores com a disponibilidade e tempo de entrega dos produtos. Os resultados do inquérito mostram que um em cada quatro consumidores admitiu já ter comprado um item que não correspondeu à descrição feita online. Se recebeu um e-mail duvidoso, antes de clicar, passe o cursor sobre todos os links para confirmar se o endereço corresponde ao que é mencionado na mensagem. Procure erros na ortografia, letras extra ou outros sinais suspeitos. Em caso de dúvida, vá directamente ao website do comprador e confirme se a oferta é verídica.
Dispensar a utilização de passwords
As passwords fracas são a porta de entrada para a maioria dos ataques, registando-se em média 579 ataques a cada segundo. Sempre que possível, remova completamente a sua password e escolha uma alternativa mais segura de autenticação.
Recorrer à Autenticação Multifactor (MFA)
Se alguém tentar entrar na sua conta, a Autenticação Multifactor notifica-o com uma mensagem, e-mail ou outro método escolhido, impedindo a tentativa de acesso. A Autenticação Multifactor pode bloquear mais de 99% dos ataques às passwords.
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