Festas da Praia de Mira: Começa a enorme demonstração de fé de um povo!

29.11.2023 –

Desde hoje, 29 de Novembro e até ao dia 10 de Dezembro, a Praia de Mira irá transformar-se num imenso altar onde as Festas do Mar e de Nª Sª da Conceição acontecerão em uníssono, para honrar a Padroeira e as memórias dos pescadores da terra. O Padre Jorge Germano e João Cruz dão a conhecer a essência deste evento grandioso…

“Desmistificar os termos “Festa Religiosa e Pagã”, porque não faz sentido nos dias de hoje…” esse é o primeiro (importante) passo que se dá, com a junção das Festas “Em Honra de Nossa Senhora da Conceição” e “Do Mar” neste ano de 2023, conforme afirmam o Padre Jorge Germano e João Cruz, rosto visível de uma numerosa e cheia de qualidade, Comissão de Festas“A Igreja e a Comissão se juntaram para celebrar, nestas duas Festas tão importantes para o Concelho, as tradições locais, para além de comemorar os 180 anos da nossa capelinha”, assume um orgulhoso João Cruz, que já faz parte da Comissão há uma década e que, sempre por esta altura, tira férias para se dedicar de corpo e alma a tão belo período da sua Praia de Mira.

Garantindo que “a fé ainda faz parte destas gentes do Concelho” Padre Jorge Germano deixa, porém, ele próprio deixa a mensagem de que “não podemos reduzir à nossa fé a ir à missa… temos de alargar essa vivência, trazer essa eucaristia para o dia a dia e essa Festa tradicional é um excelente exemplo do que podemos realizar!”

Há quatro anos o Padre Jorge Germano anda pelas paragens da Gândara e confessa que sente-se bem “aqui onde estou, como me senti bem, onde estive antes… procuro conhecer os costumes e adquiro, sem me aperceber, as expressões da região em que estou. Por isso, a curto/médio prazo não me vejo a sair daqui…” o que é, assumidamente, para João Cruz“um alívio para todos nós, visto que a Pandemia e a intempérie do ano passado, praticamente não deixaram o nosso Padre conhecer a “tempo inteiro” esta realidade que está prestes a começar”. Admite, também, que o Padre “é um homem interventivo e moderno, para além de “ralhar” quando acha que é necessário (risos). Se for preciso, ele “tira finos” da mesma maneira como vai aos peditórios… por isso, é um homem muito próximo da comunidade!”

Surgindo como “a grande novidade deste ano”, a Festa do Mar acontecerá em conjunto, “somente este ano, por causa dos 180 anos da capela que é, no fundo, a casa deles”. Por isso, João Cruz deixa bem vincada a ideia de que “não estamos a mudar a data daquelas Festas. Apenas fizemos isto pelo motivo que já dissemos”.  Mas, sendo assim, “o respeito que nossos pescadores merecem será celebrado de uma forma condigna onde, acreditamos que eles se verão bem representados e honrados pela labuta que travaram e travam, há muitos e muitos anos, ser reconhecida, mais uma vez”.

Então o que podem esperar, as milhares de pessoas que irão passar pela Praia de Mira por esses dias? Padre Jorge Germano afirma que “poderão viver um conjunto amplo de experiências e vivências. Teremos muitas propostas incluindo, claro, a Procissão que é a expressão maior e máxima desta comunidade.” Para o clérigo, “a esperança renova-se e renova-nos e esta é, também, uma pequena mostra de que podemos enviar uma mensagem de fé, através de Nª Senhora, para o mundo todo e, em particular, como disseste, à Gaza, à Ucrânia, à África… mas, sem nunca esquecermos que temos, aqui, muitos irmãs e irmãos que necessitam de um conforto, de um alento, por todas as dificuldades que atravessamos. Esta é uma porta aberta pela mão de Deus. Não resolveremos nada? não! mas, confortaremos um bocadinho corações tão necessitados de apoio…”

Já João Cruz, garante que “podem ter a certeza de que receberemos muito bem as pessoas , que elas poderão encontrar diversão nas seis noites mas, poderão, também, reviver as tradições, participar em jogos tradicionais e, em suma, aproveitar tudo o que as nossas Festas têm de melhor… incluindo, a religiosidade e a fé em Nª Senhora que é, ao fim e ao cabo, o ponto de partida e de chegada, de tudo o que irá acontecer. Contamos com todos!”

O Jornal Mira Online, parceiro das Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, fará ampla cobertura do evento.

Jornal Mira Online