10º Encontro de Bandas Filarmónicas na Casa da Música

27 JULHO – SÁBADO
SALA SUGGIA E PRAÇA CASA DA MÚSICA
Entrada Livre
15:00 · Associação Banda de Música Moreira da Maia
16:00 · Associação Musical de Freamunde
17:00 · Marcha no exterior

28 JULHO – DOMINGO
SALA SUGGIA E PRAÇA CASA DA MÚSICA
Entrada Livre

15:00 · Marcha no exterior
16:00 · Phylarmonica Ançanense
17:00 · Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense
18:00 · Banda Marcial de Gueifães

Este sábado e domingo, dias 27 e 28 de Julho, a Casa da Música promove mais um Encontro de Bandas Filarmónicas, com formações vindas de várias regiões.

Num encontro de entrada livre, que procura fomentar as trocas de experiências entre os “músicos filarmónicos”, as bandas convidadas sobem ao palco da Sala Suggia com programas que variam entre as aberturas e rapsódias históricas e os novos e desafiantes repertórios contemporâneos.

O primeiro dia tem início com uma das mais antigas colectividades do concelho da Maia, aAssociação Banda de Música Moreira da Maia, formada em 1847. Constituída por 60 elementos, a banda de Moreira da Maia tem abrilhantado muitas festividades no país e no estrangeiro, dinamizando, ainda, uma escola de música que conta com mais de três dezenas de alunos.

Ainda no sábado, apresenta-se a Associação Musical de Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira, fundada em 1822. Possui um corpo residente de músicos reconhecidos, muitos deles elementos das bandas da GNR, Força Aérea, PSP e Orquestra do Teatro S. Carlos. A Associação Musical de Freamunde apresenta-se por todo o país, tendo realizado seis digressões a Espanha e França.

No domingo, a Casa da Música recebe mais três bandas. Vinda do concelho de Cantanhede, aPhylarmonica Ançanense foi fundada em 1879 por um grupo de trabalhadores jornaleiros da Quinta da Loureira. A Phylarmonica Ançanense possui uma escola de música na qual forma os seus elementos, desenvolvendo outras actividades, como teatro, ocupação de tempos livres e apoio social.

A Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, de Reguengos de Monsaraz, é composta por 61 elementos. Criada em 1886, a sociedade integra também o Coro Polifónico e Instrumental, Escola de Música, Banda Juvenil da S.F.H.R. e o Conservatório Regional do Alto Alentejo.

Não há registos que comprovem o ano de fundação da Banda Marcial de Gueifães, do concelho da Maia, mas sabe-se que está em actividade ininterrupta há 171 anos., contando com diversas apresentações de norte a sul do país e no estrangeiro. A actuação da Banda Marcial de Gueifães  encerra o 10º Encontro de Bandas Filarmónicas da Casa da Música.