02.09.2026 –
O Chega deu entrada esta quarta-feira no Parlamento com uma moção de censura ao Governo, anunciou André Ventura, considerando insustentável a manutenção de Luís Neves no cargo de ministro da Administração Interna.

Em conferência de imprensa, o líder do Chega afirmou que a iniciativa pretende censurar o primeiro-ministro e o Governo pela permanência do ministro, face às suspeitas que recaem sobre o governante.
É uma questão de decência e de dignidade do Estado”, afirmou André Ventura, defendendo que a autoridade de Luís Montenegro fica colocada em causa caso Luís Neves permaneça no Executivo.
Ventura rejeitou ainda que esta seja uma questão pessoal e acusou existir um “círculo de interesses” em torno do ministro, defendendo maior transparência e escrutínio político.

Esta é a primeira moção de censura ao XXV Governo Constitucional e a quarta apresentada pelo Chega desde a sua entrada no Parlamento. Para ser aprovada, necessita de maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções, implicando a demissão do Governo.
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, já afirmou que não será pelo Partido Socialista que haverá uma crise política, tornando pouco provável a aprovação da moção.
Jornal Mira Online
Fonte: RTP Notícias






