24.03.2026 –
A região das Beiras e Serra da Estrela entra numa nova fase na mobilidade, com a assinatura de um contrato que promete reforçar a qualidade e a cobertura do transporte público rodoviário em 15 municípios.

A empresa Transportes das Beiras e Serra da Estrela (TBSE) passou a assumir oficialmente a exploração do serviço, após a formalização do acordo com a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, numa cerimónia realizada esta terça-feira, 24 de março, na Guarda.
🌍 Concessão por cinco anos abrange 15 municípios
O contrato, resultado de um concurso público internacional, tem a duração de cinco anos e representa um investimento global estimado em cerca de 10 milhões de euros. A nova concessão abrange os concelhos de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.
A TBSE ficará responsável pela organização e operação de toda a rede, incluindo linhas, percursos, horários, tarifários e informação ao público, podendo ainda integrar serviços municipais e transporte escolar.
🔄 Mais qualidade, eficiência e acessibilidade
O novo modelo pretende garantir um serviço contínuo, após um período inicial de transição, com foco na melhoria da qualidade, segurança e conforto. A adaptação da oferta às necessidades da população e o acesso a informação clara são também prioridades assumidas pela concessionária.
Segundo Ana Luísa Monteiro, este contrato representa “um marco muito relevante”, sublinhando a experiência acumulada da empresa no setor e o compromisso com um serviço público eficiente e próximo das populações.
Já Carlos Condesso destacou a importância da mobilidade como fator de desenvolvimento regional, defendendo que uma rede de transportes eficiente é essencial para combater o isolamento, promover o acesso à saúde, educação e emprego, e reforçar a competitividade do território.

🚍 Mobilidade como motor de coesão
Este modelo de gestão assenta na concessão a operadores privados, sob regulação pública, garantindo a continuidade, transparência e qualidade do serviço prestado.
A nova fase dos transportes nas Beiras e Serra da Estrela surge assim como um passo estratégico para reforçar a coesão territorial e melhorar o dia a dia das populações.
Jornal Mira Online




