🚆 CP atinge recorde histórico: mais de 100 milhões de passageiros em seis meses

19.08.2025 –

A CP – Comboios de Portugal transportou, entre janeiro e junho de 2025, mais de 100 milhões de passageiros, um recorde absoluto para o primeiro semestre de um ano. O número representa um aumento de 9,3% face ao mesmo período de 2024, ou seja, mais 7 milhões de viajantes.

📈 O crescimento foi sentido em praticamente todos os serviços. O maior destaque vai para o serviço Regional, que registou mais 15,3 milhões de passageiros (um aumento de 133%). Seguiram-se os urbanos de Coimbra (+84%) e o Intercidades (+48%). Já os urbanos de Lisboa mantêm a liderança, com cerca de 68 milhões de passageiros no semestre, enquanto o Alfa Pendular reforça a sua posição de referência.

🌍 Passe Ferroviário Verde impulsiona adesão
Lançado em outubro de 2024, o Passe Ferroviário Verde (20 euros mensais) revelou-se determinante no aumento da procura. Nos primeiros seis meses de 2025 foram vendidas mais de 315 mil assinaturas, totalizando já 390 mil passes desde a sua implementação. Só no Intercidades, foram feitas 1,25 milhões de reservas ao abrigo deste título.

🚉 Novas linhas e mais acessibilidade

O semestre ficou ainda marcado pela reabertura da Linha de Leixões e dos troços Mangualde/Celorico da Beira (Linha da Beira Alta) e Torres Vedras/Malveira/Meleças (Linha do Oeste). Também a Linha do Vouga passou a integrar o tarifário intermodal Andante, no percurso Espinho – Vouga e Pinheiro da Bemposta (Oliveira de Azeméis), promovendo maior interligação entre transportes.

💳 Para facilitar o acesso aos serviços, a CP concluiu a instalação de 304 novas máquinas de venda automática na Área Metropolitana de Lisboa, com novas funcionalidades que permitem maior autonomia aos passageiros.

🚄 E para dar resposta à elevada procura, a empresa reforçou, desde julho, a oferta de comboios Alfa Pendular aos sábados e feriados, com mais horários e lugares entre Lisboa e Porto.

Com estes números, a CP reforça o seu papel como motor da mobilidade sustentável em Portugal, num crescimento que continua a ganhar velocidade.

📌 Jornal Mira Online

Fonte: CP