12.05.2026 –
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) voltou a assumir a coordenação de todo o dispositivo de assistência e socorro aos milhares de peregrinos que participam nas celebrações religiosas de hoje, 12 e amanhã, 13 de maio, no Santuário de Fátima.

A operação é coordenada através do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, assegurando a articulação dos Sistemas Integrados de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e de Emergência Médica (SIEM).
🚑 Dispositivo envolve mais de 300 operacionais
A “Operação Fátima 2026” integra mais de 300 operacionais, entre os quais 170 elementos provenientes de 29 Corpos de Bombeiros da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

No terreno estão ainda várias entidades e forças de apoio, nomeadamente:
-
Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém;
-
Força Especial de Proteção Civil da ANEPC;
-
Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM);
-
Cruz Vermelha Portuguesa;
-
Guarda Nacional Republicana (GNR);
-
Corpo Nacional de Escutas;
-
Associação de Servitas de Nossa Senhora de Fátima;
-
Unidades Locais de Saúde da Região de Leiria e Médio Tejo.
🎯 Coordenação central instalada em Fátima
O Posto de Comando Operacional, a partir do qual é coordenado todo o dispositivo de emergência e socorro, encontra-se instalado no Colégio de São Miguel, na Rua D. João Pereira Venâncio, em Fátima.
Segundo a ANEPC, a operação serve para garantir a mobilização, prontidão, pré-posicionamento e gestão eficiente dos meios operacionais, assegurando resposta rápida e eficaz durante as celebrações que anualmente levam milhares de peregrinos ao Santuário de Fátima.
Jornal Mira Online
📷 Fonte: Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)





