đŸ”„ IncĂȘndios florestais continuam a mobilizar meios e hĂĄ uma estrada fechada nos dois sentidos

31.07.2025 –

A Autoridade Nacional de EmergĂȘncia e Proteção Civil (ANEPC) atualizou, Ă s 08h51 desta quinta-feira, 31 de julho, o ponto de situação relativo a incĂȘndios em povoamentos florestais que continuam a preocupar diferentes zonas do territĂłrio nacional.

Entre os casos mais significativos destaca-se o incĂȘndio em Canelas e Espiunca, no concelho de Arouc que mobiliza 619 operacionais e 223 meios terrestres — sendo, atĂ© ao momento, a ocorrĂȘncia com maior nĂșmero de recursos empenhados.

No distrito de Castelo Branco, a freguesia de Sobral do Campo, no concelho de Castelo Branco, registou tambĂ©m um foco de incĂȘndio Ă s 14h54 de 30 de julho, envolvendo 11 operacionais e 3 meios.

O Centro continua a registar diversas igniçÔes, especialmente no distrito de Leiria. Ali, nos Ășltimos dois dias foram registados incĂȘndios em:

Ansião (Maxial) – 2 operacionais, 1 meio (30/07, 03h57)

FigueirĂł dos Vinhos (Aguda – Fato) – 2 operacionais, 1 meio (30/07, 03h51)

Leiria (Telheiro, freg. Pousos, Barreira e Cortes) – 2 operacionais, 1 meio (29/07, 16h36)

Pombal – 2 operacionais, 1 meio (29/07, 12h53)

No Alto Alentejo, o incĂȘndio em Vinagra, freguesia de EspĂ­rito Santo, Nossa Senhora da Graça e SĂŁo SimĂŁo (concelho de Nisa) destacou-se com 102 operacionais e 35 meios empenhados desde o inĂ­cio da ocorrĂȘncia, registada Ă s 12h32 de 29 de julho.

Jå em Sever do Vouga (Bouças, freguesia de Silva Escura e Dornelas), distrito de Aveiro, o fogo florestal iniciado na madrugada de 29 de julho (01h02) mobilizou 51 operacionais e 16 meios.

Apesar de muitos destes incĂȘndios se encontrarem jĂĄ em fase de resolução ou conclusĂŁo, a Proteção Civil mantĂ©m-se em alerta mĂĄximo, com meios no terreno e coordenação reforçada, dada a permanĂȘncia de condiçÔes meteorolĂłgicas propĂ­cias Ă  propagação de incĂȘndios.

A ANEPC e a GNR reforçam o apelo à população para evitar comportamentos de risco, como a realização de queimadas, o uso de maquinaria em zonas florestais e o abandono de lixo em espaços verdes. A colaboração de todos continua a ser essencial na prevenção de novas igniçÔes.

ESTRADAS INTERDITADAS

A GNR, hoje, 31 de julho, pelas 07h15, devido Ă  ocorrĂȘncia de incĂȘndios rurais, tem registo dos seguintes condicionamentos Ă  circulação rodoviĂĄria, nomeadamente:

Distrito do Porto – EN108 (nos dois sentidos), corte em Melres.

Jornal Mira Online
📌 Fontes: 🔗 ANEPC – Autoridade Nacional de EmergĂȘncia e Proteção Civil / GNR