05.09.2025 –
A Ordem dos Médicos, através da sua Seção Regional do Centro (SRCOM), associou-se ao Projeto Quartel Electrão e está a doar este mês equipamentos elétricos em fim de vida aos Bombeiros Voluntários de Coimbra.

A iniciativa responde a um apelo da Associação Humanitária e reforça o compromisso da Ordem não só com os bombeiros, mas também com a sustentabilidade ambiental.
👉 O Projeto Quartel Electrão transforma resíduos elétricos em benefícios diretos para as corporações de bombeiros voluntários, seja através de contrapartidas financeiras ou de novos equipamentos. Assim, cada gesto de reciclagem traduz-se em melhores condições de resposta às emergências.
💬 “Todos podemos fazer parte desta missão. A reciclagem de equipamentos elétricos é uma forma concreta de apoiar quem está sempre na linha da frente — os nossos bombeiros voluntários. Este é um gesto solidário com os nossos heróis bombeiros e que, sublinhamos, tem também o enquadramento sustentável que a todos deve motivar”, destacou Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da SRCOM.

🚒 Com 136 anos de serviço à cidade, os Bombeiros Voluntários de Coimbra desempenham um papel essencial na proteção civil, emergência e apoio aos mais vulneráveis.
📊 O Quartel Electrão, atualmente na sua 9.ª edição, registou em 2024 o melhor desempenho desde que foi criado, com mais associações aderentes, maior volume de resíduos recolhidos e mais prémios atribuídos.
A edição de 2025 decorre até 30 de novembro e todos os cidadãos podem participar, entregando equipamentos elétricos obsoletos nos quartéis aderentes.
Jornal Mira Online
📌 Fonte: Ordem dos Médicos – Seção Regional do Centro




