🎹 Anadia renova imagem e assume-se como “terra de paixĂ”es”

21.02.2026 –

O MunicĂ­pio de Anadia apresentou, no dia 14 de fevereiro, a sua nova imagem institucional e logĂłtipo — “Anadia Terra de PaixĂ”es” — numa sessĂŁo realizada no Museu do Vinho Bairrada. A cerimĂłnia foi presidida pelo presidente da CĂąmara Municipal, Jorge Sampaio, e pelo presidente da Assembleia Municipal, Pedro Esteves.

AlĂ©m da nova identidade visual, o MunicĂ­pio aproveitou a ocasiĂŁo para dar a conhecer a sua presença na BTL e para apresentar a 4.ÂȘ edição do MillĂšsime – Encontro Nacional de Espumantes.

đŸ–Œïž Uma marca que reflete identidade e emoção

A nova imagem tem como base a ilustração criada para o livro “Anadia Terra de PaixĂ”es”, editado pelo MunicĂ­pio, e traduz-se num logĂłtipo simples e moderno, que simboliza proximidade, emoção, identidade, uniĂŁo e essĂȘncia. O desenvolvimento da nova marca esteve a cargo da empresa Incograf, sediada em Sangalhos.

Na apresentação, Jorge Sampaio sublinhou que esta nova identidade pretende “transmitir uma nova dinĂąmica e vida para Anadia”, afirmando que “Anadia Ă© mesmo uma terra de paixĂ”es e Ă© muito fĂĄcil apaixonarmo-nos por Anadia”. No final, deixou ainda o desafio para que todos se “apaixonem” pelo concelho.

🧭 Anadia volta a marcar presença na BTL

Anadia vai estar, uma vez mais, presente na BTL, a maior feira de turismo realizada em Portugal, que decorre em Lisboa entre 25 de fevereiro e 1 de março, com um stand próprio.

A participação tem como objetivo promover o concelho nas ĂĄreas do enoturismo, gastronomia, desporto, saĂșde e bem-estar, atravĂ©s de vĂĄrias iniciativas ao longo dos cinco dias do certame. EstĂĄ ainda prevista a apresentação de um roteiro turĂ­stico de trĂȘs dias, desenvolvido em parceria com os agentes locais.

A vereadora com o pelouro do Turismo, Cristina Azevedo, destacou a “importĂąncia estratĂ©gica” da BTL para a promoção do territĂłrio. Para alĂ©m do stand prĂłprio, Anadia estarĂĄ tambĂ©m representada no espaço do Turismo Centro de Portugal.

đŸŸ MillĂšsime afirma-se como evento nacional

A 4.ÂȘ edição do “MillĂšsime – Encontro Nacional de Espumantes 2025” vai decorrer de 21 a 23 de março, no Curia Palace Hotel, e apresenta como principal novidade a realização de um Concurso de Espumantes.

O concurso, coordenado por AnĂ­bal Coutinho, contarĂĄ com 90 espumantes em prova, avaliados por um painel de 12 provadores, sendo atribuĂ­das medalhas de Grande Ouro, Ouro e Prata.

“Decidimos dar mais este passo no sentido de afirmar o Millùsime como um evento de cariz nacional”, referiu Jorge Sampaio, sublinhando que se trata de “uma aposta ganha”.

À semelhança da edição anterior, o evento terĂĄ trĂȘs dias, dois abertos ao pĂșblico em geral e um dedicado aos profissionais. O programa inclui ainda uma vertente gastronĂłmica, provas comentadas, uma after party nas Termas da Curia e uma conferĂȘncia sobre Marketing Digital, em articulação com a Escola de Vitivinicultura e Enologia da Bairrada e a Universidade de Aveiro.

Os bilhetes estarĂŁo Ă  venda a partir de 27 de fevereiro.

💬 “É difícil não se apaixonar por Anadia”

Encerrando a sessĂŁo, Pedro Esteves manifestou orgulho na nova imagem do MunicĂ­pio, afirmando ser “um apaixonado por Anadia” e defendendo que â€œĂ© muito difĂ­cil que quem conheça Anadia nĂŁo se apaixone por esta terra”, destacando ainda a capacidade de inovação e modernização do concelho.

📰 Jornal Mira Online
📌 Município de Anadia