🌱 PRODECO ergue a bandeira do futuro em Covões

19.02.2026 –

A PRODECO – Progresso e Desenvolvimento de Covões hasteou, esta quarta-feira, 18 de fevereiro, a Bandeira Eco-Escolas, assinalando simbolicamente o seu compromisso contínuo com a educação ambiental e a cidadania ativa. A instituição integra o Programa Eco-Escolas desde o ano letivo 2011/2012, afirmando-se como um exemplo de continuidade e coerência pedagógica.

🌍 Desenvolvido numa lógica intergeracional, o projeto envolve crianças da creche, jardim de infância e ATL, bem como utentes do Centro de Dia e do Lar, promovendo a partilha de valores ambientais entre gerações e tirando partido das amenidades locais e da envolvente natural de Covões.

🏛️ Presente na cerimónia, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, sublinhou o alcance do projeto:

Felicito a PRODECO por integrarem o Eco-Escolas numa verdadeira lógica intergeracional, envolvendo crianças, jovens e seniores. Um dos maiores méritos deste projeto é unir gerações em torno de valores comuns e de responsabilidade coletiva.”

🌱 O autarca destacou ainda que esta distinção “representa o reconhecimento de um trabalho consistente ao longo dos anos”, reforçando o papel das IPSS como agentes ativos de mudança, com a PRODECO a assumir-se como “um excelente exemplo de compromisso com o futuro, sem descurar o cuidado do presente”.

🎒 Atualmente, o programa é coordenado pelas educadoras Anabela Miranda e Carolina Albuquerque, que abordam os temas do Eco-Escolas de forma lúdica, criativa e participativa, estimulando o envolvimento ativo das crianças e dos restantes utentes.

🤝 No momento simbólico do hastear da bandeira, marcaram também presença o presidente da União de Freguesias de Covões e Camarneira, Pedro Veríssimo, e a presidente da direção da PRODECO, Filomena Miraldo, que reforçaram a importância da educação ambiental e da formação para a cidadania desde a infância.

🎶 A cerimónia terminou com um momento de sensibilização dinamizado pelas educadoras responsáveis, que culminou com o hino Eco-Escolas da instituição, num ambiente de partilha, entusiasmo e consciência ambiental.

📰 Jornal Mira Online
📌 Município de Cantanhede / PRODECO