31.01.2026 –
🏘️ Bispo de Coimbra visitou o local no âmbito da visita pastoral a Cantanhede

O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, esteve esta sexta-feira, 30 de janeiro, no Bairro Vicentino, em Cantanhede, onde procedeu ao descerramento de uma lápide evocativa da requalificação do bairro, atualmente habitado por 20 famílias, num total de 54 residentes.
A intervenção resultou de um acordo entre a Câmara Municipal de Cantanhede e a Diocese de Coimbra, materializado através de um contrato de cedência do direito de superfície, que confere à autarquia a gestão do espaço por um período mínimo de 20 anos. Até então, o bairro encontrava-se sob gestão da Sociedade de S. Vicente de Paulo de Cantanhede, instituição com um longo historial de apoio a pessoas e famílias carenciadas, nomeadamente através da disponibilização de alojamento.

🏗️ Investimento e requalificação
A reabilitação das habitações sociais foi concretizada no âmbito do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Cantanhede, representando um investimento global de 1,5 milhões de euros.
A operação incidiu sobre 20 fogos habitacionais — 11 T2, sete T3 e dois T4, todos ao nível do rés-do-chão — e incluiu ainda a reabilitação urbana das ruas confinantes ao bairro, reforçando a integração do espaço no tecido urbano envolvente.
👥 Entidades presentes
Nesta visita, D. Virgílio Antunes esteve acompanhado pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, pelo vice-presidente Pedro Cardoso, pelos vereadores Célia Simões, Adérito Machado e Carlos Sérgio Negrão, pelo presidente da Assembleia Municipal, João Moura, pela presidente da Junta de Freguesia de Cantanhede, Fátima Gomes, e pelo padre João Pedro Silva.
🗣️ Valorização social e patrimonial
Para Helena Teodósio, a intervenção da autarquia teve um duplo significado, ao permitir, por um lado, “a melhoria da qualidade de vida das famílias” e, por outro, “a preservação de um bairro com história”.
“O dinheiro que investimos nesta requalificação foi muito bem empregue”, sublinhou a autarca, agradecendo ainda ao bispo de Coimbra a presença no local, que considerou simbólica e significativa.
Já D. Virgílio Antunes destacou o entendimento institucional que esteve na base do projeto, manifestando o desejo de que “este modelo inspirador” possa ser replicado noutras áreas ligadas ao bem-estar das pessoas.
“Seria difícil levar por diante a reconfiguração do Bairro Vicentino sem esta visão de união de esforços entre instituições”, afirmou, referindo ainda o “significado profundo e humano” da visita, ao recordar que “todas as pessoas têm a mesma dignidade”.
📍 Visita pastoral
A presença do bispo de Coimbra enquadra-se na visita pastoral a Cantanhede, iniciada na sexta-feira, 23 de janeiro, com receção nos Paços do Concelho, e que decorre até domingo, 1 de fevereiro.
#jornalismolocal #Cantanhede #comunidade
📰 Jornal Mira Online
📌 Fonte: Município de Cantanhede



