⚠️🌪️ 🌪️🚨 Região de Coimbra sob risco de inundações e vento extremo!

27.01.2026 –

🌊 A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um devido ao elevado risco hidrológico e à previsão de vento extremoque deverá afetar a Região de Coimbra nas próximas horas, com especial incidência durante a madrugada.

📈 De acordo com as previsões meteorológicas e hidrológicas, mantém-se uma vigilância ativa na bacia hidrográfica do Rio Mondego, nomeadamente nos rios Alva, Ceira e Arunca, onde a precipitação registada tem provocado um aumento significativo dos caudais.

💨 A este cenário junta-se a previsão de vento extremo, cujo trajeto apresenta ainda um elevado grau de incerteza quanto ao ponto de entrada, mas que poderá ter maior impacte entre as 03h00 e as 06h00, com rajadas superiores a 120 km/h.

📍 Face a este quadro, a Proteção Civil recomenda a adoção de medidas preventivas de antecipação em zonas historicamente vulneráveis a cheias e inundações, como Coimbra, Soure e Montemor-o-Velho, e no litoral, devido ao vento forte, com especial atenção aos concelhos da Figueira da Foz, Cantanhede e Mira.

📊 Efeitos já observados

🔍 Até ao momento, destaca-se o aumento do caudal do Rio Mondego, registando-se 817 m³/s ao meio-dia, na ponte-açude de Coimbra, bem como os primeiros impactos nas zonas mais baixas dos rios Ceira e Mondego.

⛈️ Efeitos expectáveis nas próximas horas

⚠️ Segundo as previsões disponíveis, a situação meteorológica poderá originar:

  • 🌊 Inundações urbanas e ribeirinhas, sobretudo em zonas historicamente vulneráveis ao longo do Rio Mondego e dos seus afluentes Ceira, Alva e Arunca;

  • 🚨 Cheias rápidas nos rios Ceira e Arunca;

  • 🌧️ Cheias progressivas no leito do Rio Mondego, com eventual transbordo em zonas baixas;

  • 🪨 Instabilidade de vertentes, com possibilidade de deslizamentos e derrocadas;

  • 💨 Arrastamento de objetos e estruturas soltas para as vias rodoviárias ou desprendimento de elementos mal fixados, devido ao vento forte;

  • 🚗 Piso rodoviário escorregadio e formação de lençóis de água;

  • 📈 Manutenção de caudais elevados nos rios Mondego, Ceira, Alva e Arunca.

🛑 Medidas preventivas recomendadas à população

📢 A Proteção Civil apela à adoção das seguintes medidas:

  • 🚜 Retirar equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens das zonas inundáveis, colocando-os em locais seguros;

  • 🐄 Salvaguardar os animais, retirando-os de áreas suscetíveis a inundações;

  • 🚫 Não atravessar, a pé ou de viatura, estradas, linhas de água ou zonas submersas;

  • 🌉 Evitar atravessar ou utilizar pontes durante os períodos de vento extremo;

  • ⚠️ Evitar qualquer atividade junto a linhas de água sujeitas a cheias rápidas;

  • 📻 Manter-se informado através dos órgãos de comunicação social e dos agentes de Proteção Civil, seguindo rigorosamente as recomendações oficiais.

#RegiaodeCoimbra  #jornalismolocal  #segurança

📰 Jornal Mira Online
📌 Fonte: Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil – Comando Sub-Regional da Região de Coimbra