19.08.2025 –
A NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra manifestou pesar pela morte de um bombeiro na Covilhã, vítima de acidente de viação quando se dirigia para combater as chamas em São Francisco de Assis. O caso soma-se à morte recente de um autarca da Guarda, também durante o combate a incêndios, episódios que têm abalado o país nos últimos dias.

👉 Em comunicado, a NERC alerta para a situação de exaustão vivida pelos bombeiros e para as fragilidades estruturais no interior de Portugal no que respeita à prevenção e combate aos incêndios. “Estes homens e mulheres estão no limite! Estão cansados, exaustos, entregues a uma luta desequilibrada contra o fogo, contra o esquecimento e contra a falta de meios”, sublinha a associação.

💬 A entidade empresarial exige explicações imediatas sobre a utilização dos fundos comunitários destinados à proteção das populações, nomeadamente os investimentos do Centro 2020, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, que tinha como objetivo criar zonas de proteção, locais de refúgio e ações de sensibilização.
📊 A NERC pede uma auditoria sobre a aplicação de milhões de euros canalizados para o RDFCI (Rede de Defesa da Floresta Contra Incêndios), especialmente em concelhos da CIM de Coimbra fortemente atingidos: Lousã, Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares, Tábua, Arganil, Oliveira do Hospital, Góis e Pampilhosa da Serra.
❓ A associação questiona ainda a decisão da CIM de Coimbra de lançar, “em plena calamidade”, um concurso SIRESP de mais de meio milhão de euros, pedindo explicações às entidades responsáveis.
📩 Para além do apelo às autoridades, a NERC manifesta solidariedade para com empresários e cidadãos afetados e disponibiliza um canal de apoio através do email geral@nerc.pt.
📌 Jornal Mira Online
📎 Fonte: NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra







