CURIOSIDADES: Relaxar “à finlandesa”

Na Finlândia há uma sauna por cada três habitantes. Conhecida como “farmácia dos pobres”, passou de costume velho e saudável a representante do turismo wellness.

No país nórdico é uma honra ser convidado para uma sauna.
Foto: ©VisitFinland

 

Sauna” é a única palavra de origem finlandesa que foi aceite noutras línguas. E para entender até onde chega a devoção dos finlandeses pelo seu costume mais difundido, basta recordar algumas das suas antigas utilizações: há umas décadas era habitual as mulheres darem à luz no interior de uma sauna. Porta de entrada e saída deste mundo para os finlandeses, ao morrer, os corpos dos falecidos eram submetidos a uma última lavagem no seu interior.

As saunas são consideradas um espaço para a limpeza do corpo e da mente. Para o corpo, contribuem os ramos de vidoeiro, que se esfregam na pele para eliminar impurezas; para a mente, a tranquilidade que se respira no interior.

Foto: ©Löyly

Nas saunas finlandesas impõe-se a camaradagem e incentivam-se a conversa e o debate (também entre desconhecidos), ainda que os finlandeses não sejam especialmente calorosos e evitem o contacto. Esse “carácter” fica fora das cabinas. Existem as particulares (em vivendas), de acesso público no meio da cidade, ou luxuosos templos de bem-estar… Não é difícil encontrar um destes recantos regulados a 80º C (podem chegar aos 160º).

Com mais de dois milhões de saunas para os seus cinco milhões e meio de habitantes, a variedade é quase uma exigência. De fumo, de gelo, de balde quente, móveis e até culturais, com recitais de poesia incluídos… Existem muitos tipos de sauna na Finlândia e podem ser encontradas nos lugares mais insuspeitos: no Parlamento finlandês, num Burger King, num teleférico (Ylläs, Lapónia) ou numa nora (Sky Wheel Sauna). Também não falta uma nas embaixadas que o país tem pelo mundo inteiro. E mais uma modalidade: as saunas móveis, para levar o relaxamento até onde seja necessário. A cidade de Teuva (na costa ocidental) organiza um festival de saunas móveis, que inclui protótipos navegáveis.

Helsínquia celebra todos os anos o Sauna Day. Em 2017 foi dia 11 de Março.
Foto: ©VisitFinland

A sauna mais popular de Helsínquia é a Kotiharjun Sauna. Aberta desde 1928, era muito visitada na época, quando as pessoas ainda não tinham sauna própria. Isto é comum no campo, enquanto na cidade costuma existir, pelo menos, uma por edifício ou comunidade de vizinhos. Uma das últimas a estabelecer-se na capital é a Sauna Löyly. Com quase 2000 m2 e nas margens do Báltico, tem três saunas de madeira climatizadas. Uma é climatizada durante todo o dia, outra uma vez por dia e a terceira é de fumo tradicional. Depois da sauna, o mar está – literalmente – a um passo. Terminar o banho de vapor com um banho gelado é outra das tradições habituais na Finlândia e é o melhor para a circulação sanguínea.

Depois de um banho nas águas geladas da Finlândia, a circulação é ativada.
Foto: ©VisitFinland

No entanto, “o ritual” não termina com um banho – ou por defeito, duche – de água fria. Saunanjälkeinen é uma expressão que poderia traduzir-se como “pós-sauna” e define um estado de relaxamento que serve de desculpa para evitar fazer qualquer esforço. Embora na Finlândia não se interprete como uma queixa, mas como um prazer. Essa sensação de estar limpo, renovado – tanto física como mentalmente – que os finlandeses têm sabido cultivar tão bem.

Texto: Passenger 6A – Elena Arranz