As escolhas do ano do Jornal Mira Online

Escolhas são escolhas: não passam disso mesmo!

Como é natural, muitos dos nossos leitores poderão não concordar com as opções da nossa redação. Mas, foi preciso muito tempo de escolhas para chegarmos a estes personagens e acontecimentos nacionais e internacionais e que, agora damos a conhecer.

Queremos, com esta peça jornalística, ajudar a que o ano de 2017 seja repensado por quem desejar fazê-lo.

Que 2018 traga muitas notícias felizes…

 

 

PERSONALIDADE NACIONAL: 

MARCELO REBELO DE SOUSA

Pela solidariedade demonstrada para com as pessoas, por servir de ponte entre a sociedade marcada pelos fogos e o executivo em momentos tão cruelmente difíceis, contribuindo para agilizar os resultados já obtidos, o Presidente da República mereceu os nossos votos.

 

 

PERSONALIDADE INTERNACIONAL:

PAPA FRANCISCO

O representante máximo da Igreja Católica utiliza o seu pontificado para tocar nas feridas. Desempenhando um papel político importantíssimo, para além das indiscutíveis qualidades humanitárias que possui, Francisco intervém em locais de extremamente sensíveis no globo terrestre, como Myanmar ou, mesmo neste Natal, a propor 2 territórios “a viver em paz e com fronteiras aceites internacionalmente”: Israel e Palestina.

 

 

ACONTECIMENTO NACIONAL:

INCÊNDIOS NA REGIÃO CENTRO

Neste quesito, as escolhas foram duas, pelas dimensões que cada uma delas atingiu junto aos portugueses. No caso dos incêndios, não deve haver palavras por dizer no meio de tanta dor, de tanta catástrofe, de tantas paisagens desoladoras…

O que se passou em Junho e em Outubro por Portugal fora, foi dramático demais para que a classe política pudesse ignorar, assobiar para o lado ou fingir que estava tudo bem! Foi impossível, perante tamanha desgraça, que as autoridades não procurassem ir ao fundo da questão. 

Ainda não sabemos no que terminará este triste momento nacional… mas, sabemos todos que a culpa não pode morre solteira!

SALVADOR SOBRAL

O momento alto do ano para o ego lusitano! Pela primeira vez, Portugal subiu ao lugar mais alto do Festival Eurovisão, cantando uma música que fugiu a todos os parâmetros conhecidos e esperados. Com uma canção leve, cantada de uma forma pura e simples, este rapaz que sofreu, muito recentemente, um transplante de coração, fez com que a alma portuguesa estivesse lavada, como fora um ano antes, no Europeu de Futebol, em França.

Sua humildade, seu sorriso franco e sua música deram um outro charme ao ano de 2017…

 

 

ACONTECIMENTO INTERNACIONAL

CATALUNHA

Um ano sui generis nesta província espanhola!

Referendo realizado e posteriormente ilegalizado… declaração unilateral de independência… artigo 155… prisão de líderes independentistas… nova eleição para o Parlamento Catalão… e, continuidade de uma confusão que parece não ter fim a vista!

Parece que passou pela Catalunha um vendaval político e que os catalães, extremamente divididos desde o início, andam a tentar colar os cacos de uma sociedade que não tem a mínima ideia de que forma, como e onde, tudo isto terminará.

Os próximos capítulos desta novela estão por acontecer. Resta-nos, meros expectadores, vermos como correrão os acontecimentos. Até porque, a Europa toda está pendente disto: há muitos independentistas a quererem criar novos países!

 

Mira Online