Este sábado foi uma data importante para o Concelho de Mira:
Foi inaugurada oficialmente a nova Zona Industrial do Montalvo com 40 hectares que permitirá a instalação de novas empresas e que, certamente, irão trazer novos postos de trabalho fixando famílias na região.
Por descerramento do muro com a logomarca e placa alusiva a inauguração do Montalvo – Área de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial de Mira e a placa alusiva ao lançamento da primeira pedra onde será instalada a primeira fábrica, Gracious Circle Energy, não são meros atos de simbolismo. Muito mais que isso, representam um “novo início”, onde se procura já hoje, lançar os alicerces para o futuro do concelho.
O primeiro investimento conta com financiamento comunitário no âmbito do programa Compete 2020, sendo o restante investimento suportado pelo grupo de investidores belgas , prevendo-se a colocação imediata de 40 postos de trabalho.
O primeiro investimento é belga, mas beneficiará Mira e suas gentes: Procurando manter uma “floresta sustentável”, os empreendedores comprometeram-se em comprar madeira de produtores locais certificados, na busca do desenvolvimento almejado.
Na apresentação, o projeto foi muito bem demonstrado e explicado pelo Arquiteto Paulo Freire. Seguiram-se as autoridades presentes:
– Dr.Mário Maduro, Presidente da Assembleia Municipal;
– Jorge Marques dos Santos, IAPMEI;
– Ana Abrunhosa, CCDR;
– Raul Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mira;
– Nelson Souza, Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão
Todos foram unânimes nas palavras encorajadoras de incentivos para esse novo empreendimento. Na intervenção do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, este se mostrou bastante agradado com a plateia cheia de pessoas da população.
Mas, Raul Almeida no seu discurso, não deixou de dizer que “não esquecerá as empresas que já existem” na outra zona industrial. Mais garantiu “a criação de um gabinete no Mira Center” que visará ajudar na criação de novas micro e pequenas empresas para que, também estas possam contribuir para uma “maior geração de riquezas” por novos postos de trabalho. Referiu que o investimento de 300 mil euros foi feito pela CM Mira para que a Zona Industrial do Montalvo fosse uma realidade. Agradeceu, também, a Gracious Circle Energy pelo investimento feito em Mira.
O passo já foi dado e é grande como a ambição de todos os que pretendem dias melhores para Mira, a região e o país.
Resta então, colocar em prática todas as necessárias ações… porque é de ações que o país necessita para chegar onde ambiciona.
Estavam presentes os Presidentes da Junta de Freguesia de Mira, Praia de Mira, Seixo e Carapelhos, assim como os Vereadores da Câmara Municipal de Mira.
Como convidado o Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, dentre outros.
Abaixo, seguem imagens do evento.