X FEIRA DOS GRELOS TERMINA HOJE, NOS CARAPELHOS

 

É já – sem dúvida alguma – um ex-libris da Região da Gândara… A X Edição da Feira dos Grelos, na pacata localidade dos Carapelhos em Mira, tem sido aquilo que já é, a sua marca registada e um enorme sucesso! Já não faltam as televisões nacionais e  muito menos  a imprensa regional.

Não faltam os visitantes que chegam de longe. Não faltam as palavras de apoio e incentivo que chegam aos executores da árdua tarefa de organizar ano após ano esta festa.

Não faltam, sobretudo  voluntários homens e mulheres que estão “em cima” de cada pormenor, para não deixar escapar nada fazendo disso um evento de sucesso!

E, quando o JORNAL MIRA ONLINE obteve “alguns minutinhos” da enorme agenda de Gabriel Pinho, “o comandante-em-chefe” desta gente toda, foi com enorme alegria que ele contou um pouco do muito que se faz por ali…

Começou por mostrar a “pequena horta” (que de “pequena” nada tem)! Ali se cultivam muitíssimos produtos agrícolas, tais como: beterrabas, couves penca, coentros, cenouras, batata doces, feijões, pimentos, tomates, alfaces, rabanetes e… (claro, está) nabos!

Gabriel Pinho fez questão de nos levar aos “cantos da casa”. A sala onde são guardadas as “recordações” que recebem.

Nas suas palavras, “não há sábado em que a CONFRARIA NABOS E COMPANHIA não saia para alguma localidade”. Seja cá dentro ou mesmo em Espanha, França, Bélgica, ou Alemanha, países onde já estiveram em representação.

Levou-nos a ver a cozinha. Também, onde guardam “uma vinhaça da boa” feita por eles… Não deixou nada por mostrar, nem nenhuma palavra por dizer: a isto se chama amor a uma causa!

Quando o JORNAL MIRA ONLINE lhe perguntou, por fim, se não era mais visível ter continuado a realização da Feira em Mira (foram cinco anos lá e já são cinco anos nos Carapelhos), Gabriel Pinho foi peremptório: “Não! Visibilidade é aqui, nos Carapelhos. As pessoas vêm de fora conhecer ou rever a terra. Quando era lá, as pessoas de cá, não iam em grande número a Mira e não só! Há uma enorme logística que tinha que ser transportada, o que aqui não acontece. Aqui temos tudo. Aqui está tudo o que necessitamos…”

Gabriel Pinho é apenas o rosto desta estrutura. Mas, sem dúvida, naquele rosto vê-se uma equipa determinada em continuar uma tradição e em continuar a receber com zelo e dedicação quem quer provar “as delícias da terra dos Carapelhos”.

Fotor0525103755Fotor0525103134Fotor0525103411 IMG_6349 IMG_6352 IMG_6355 IMG_6359 IMG_6380 IMG_6356 IMG_6351 IMG_6387