Realizou-se este Sábado, dia 25 de Maio, prolongando-se até Domingo, o X Encontro-Convívio sob o lema “Geração de 70 – a geração que marca a diferença”, dos nascidos no ano de 1970 e naturais da vila histórica de Ançã.
A iniciativa, que contou com um programa muito diversificado, visa promover o encontro e convívio entre amigos que têm em comum, para além do ano do nascimento e da sua “querida terra”, histórias e experiências de vida partilhadas.
Há quatro aspectos dignos de registo. Um primeiro é a dimensão do reencontro. Alguns já não vivem em Ançã, e mesmo para muitos que aqui vivem, porque a vida os levou por caminhos muito diferentes, nem sempre se proporcionam momentos de (re)encontro.
Segundo, a dimensão celebrativa, de encontro, de festa, de convívio, de celebração da vida, aqui e hoje. Em tempo de crise “faz bem celebrar, ser optimista, descobrir estes aspectos positivos da vida” – afirmou um dos elementos.
Terceiro, a perspectiva de integração, de acolhimento a todos aqueles que tendo nascido em 1970 vivem agora em Ançã, porque casaram e vieram viver para cá, ou simplesmente porque moram cá.
Quarto, dimensão de futuro, de não deixar morrer estes laços de amizade e companheirismo, agora que a “ternura dos 40” os voltou a reunir (“Ternura dos 40” foi o slogan do I Encontro/Convívio).
Esta iniciativa é uma oportunidade para recordar muitos e bons momentos passados em conjunto, na nossa terra, na Escola, na Catequese, enquanto colegas, grupo de amigos, no fundo como Ançanenses – que partilharam um tempo e um espaço comum.
Como é apanágio destes encontros, a cultura está sempre presente e por isso não faltou a boa gastronomia e um passeio cultural a ELVAS que a todos agradou. Houve lugar ainda a romagem ao cemitério, recordando os que já partiram, mas que eles fazem questão de fazer presente, assim como a participação na Missa, como acção de graças e se sufrágio por aqueles que já partiram deste ano.
Foi com muita alegria e satisfação que celebraram este dia de Convívio repleto de actividades e de boa disposição para viver memórias (recordar é viver) e rever amizades.
A marcação do próximo Encontro é aguardada com muito expectativa pois volvidos 10 anos, após a 1.ª edição, vão todos celebrar o cinquentenário. Se cada edição tem sido um grande momento, para o ano então… a festa promete!
Nota: Este texto (e as ideias) é originário deste grupo