A Semana da Proteção Civil do Distrito de Coimbra, que está a decorrer em Cantanhede desde 8 de março, prossegue no próximo sábado com a realização de um workshop sobre Proteção Civil e Agentes Locais, no auditório da Biblioteca Municipal, a partir das 15 horas.
A sessão de abertura será presidida por João Moura, líder do executivo camarário cantanhedense, que estará acompanhado por Carlos Luis Tavares, Comandante Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, a quem caberá a moderação do workshop.
Intervenientes na sessão serão também Nuno Nascimento, adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede (Operações de Socorro e Proteção Civil), Adérito Machado, presidente desta associação humanitária e ex-presidente da Junta de Freguesia da Cordinhã, e Fernando Pais Alves, presidente da Junta de Freguesia da Tocha (As Juntas de Freguesia e a Proteção Civil), João Caleiras, Chefe do SEPNA do Comando Territorial de Coimbra da GNR (A GNR em Missões de Proteção Civil), e Artur Costa, Comandante Operacional Municipal de Seia (As Câmaras Municipais e a Proteção Civil).
Semana de Proteção Civil termina no domingo com um simulacro de incêndio na Câmara Municipal
O encerramento da Semana da Proteção Civil será no domingo, 12 de março, com um simulacro de incêndio no edifício dos Paços do Concelho de Cantanhede e a evacuação das instalações. O exercício começa às 16h00 e envolve a intervenção dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, da Guarda Nacional Republicana e do Serviço Municipal de Proteção Civil.
O objetivo é avaliar a capacidade de resposta e a interação entre as diversas entidades de socorro e segurança que atuam no território do concelho, bem como aferir a operacionalidade dos meios técnicos e humanos e o nível de coordenação do Sistema Municipal de Proteção Civil. Testes deste género têm vindo a ser realizados todos os anos relativamente a diferentes ocorrências como acidentes industriais e de viação, incêndios urbanos e industriais, derrocadas, etc.