Wave voltou a nadar livre: tartaruga devolvida ao mar com apoio do Zoomarine e da Marinha Portuguesa

21.07.2025 –

Depois de dois meses em recuperação, a tartaruga-marinha Wave voltou ao seu habitat natural na passada sexta-feira, 18 de julho, numa operação simbólica e cheia de significado para a conservação da vida marinha.

A devolução ao oceano foi realizada a bordo do NRP Sagitário, da Marinha Portuguesa, a cerca de 12 milhas náuticas da costa de Portimão, longe das zonas de maior esforço de pesca. Uma escolha consciente, que visou proporcionar à Wave um regresso seguro às águas abertas.

A tartaruga tinha sido encontrada debilitada e entregue, em maio, pela RALVT – Rede de Arrojamentos da Região de Lisboa e Vale do Tejo ao cuidado da equipa do Porto d’Abrigo do Zoomarine. Apresentava sintomas claros de ingestão de plásticos, uma consequência direta da poluição marinha que continua a pôr em risco inúmeras espécies.

Durante o seu processo de recuperação, Wave passou dos 9,8 kg e 39 cm de comprimento de carapaça, para 11,6 kg e 41,9 cm, atingindo todos os parâmetros clínicos e comportamentais exigidos para voltar a enfrentar o oceano.

Este regresso ao mar representa não só a vitória de uma tartaruga, mas também um alerta urgente: o plástico que chega ao mar tem consequências reais, visíveis, e ameaça diretamente a fauna marinha.

📍 Fonte: Zoomarine / Marinha Portuguesa

Jornal Mira Online