A operadora informa que, até ao momento, não existem indícios de que os dados dos clientes tenham sido acedidos ou comprometidos. Após as falhas registadas na noite de segunda-feira, já foram “recuperados os serviços de voz móvel” e os serviços de dados móveis já “estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país”
A Vodafone foi alvo de um ciberataque “deliberado e malicioso” que provocou “danos e perturbações” no serviço de telecomunicações, anunciou a operadora esta terça-feira.
“A Vodafone foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações. Assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços. Esta situação está a afetar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital”, pode ler-se na nota enviada às redações, que sublinha que, neste momento, “não existem indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos”.
A operadora de telecomunicações adiantou que já foram “recuperados os serviços de voz móvel” e “os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país”.
“Infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos. Essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça-feira”, acrescentou.
A Vodafone informou também que a investigação “aprofundada” vai ser “prolongada por tempo indeterminado” e contará com o envolvimento “das autoridades competentes”.
“A Vodafone continua absolutamente determinada em repor a normalidade dos serviços no menor tempo possível e lamenta profundamente os transtornos causados aos nossos Clientes”, assinalou a operadora, garantindo que vai continuar a atualizar informações sobre o estado do serviço “à medida que a situação progrida”.
A Vodafone registou, na noite de segunda-feira, problemas técnicos, com os clientes a não conseguirem ter acesso aos serviços de telefone e rede de Internet, segundo o portal que controla os problemas e falhas de serviços ‘online’, Downdetector.
Os problemas começaram a ser sentidos sensivelmente desde as 21h00.
O portal Downdetector registou o pico de notificações (7727) pelas 22h05, sendo Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Amadora, Coimbra, Braga, Rio Tinto, Santo Tirso, Maia os locais com mais problemas registados.
Carolina Quaresma / TSF