Cerca de um mês e meio depois de ter entrado no Parlamento, o Orçamento foi finalmente aprovado esta segunda-feira. Uma das medidas mais caras do governo é a alteração às tabelas de IRS. Em vez dos cinco escalões que tinha desde 2013, o IRS passa a ter sete escalões de rendimento coletável. Este alargamento foi feito através de mexidas nas taxas e patamares de valores do 2º e 3º escalões o que assegura que, no próximo ano, todos os contribuintes com um rendimento mensal abaixo dos 3250 euros vão pagar menos de imposto.
Esta redução terá reflexo na carteira já a partir do início do ano no caso dos pensionistas a trabalhadores por conta de outrem porque, como referiu ao Dinheiro Vivo fonte oficial do Ministério das Finanças, as tabelas de retenção na fonte serão ajustadas de forma a refletir esta mudança nos escalões e produzirão efeitos a partir de janeiro.
Os contribuintes com um rendimento mensal acima dos 3250 euros também terão um desagravamento do IRS porque a sobretaxa de 3,5% foi eliminada. Em dezembro, já nem farão retenção na fonte da sobretaxa.
Fonte: Dinheiro vivo