23.4.2023 –
Vasco Ribeiro e Gabriela Dinis dominaram o segundo dia de competição do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, segunda etapa da Liga MEO Surf que termina amanhã na Praia de Leça da Palmeira.
A prova decorreu a bom ritmo desde as 8.00h da manhã com Sol e boas ondas de 1m reiniciando-se com a ronda 3 feminina onde a atual líder do ranking Go Chill, Gabriela Dinis, voltou a mostrar que está num grande momento de forma. Fazendo da consistência a sua arma complementando com manobras fortes, a surfista de apenas 18 anos venceu a sua bateria com o melhor score do dia desta categoria com 12.50 pontos (7.00 + 5.00 pontos). A vencedora das etapas inaugurais da Liga MEO Surf e Junior Tour seguiu para as meias-finais juntamente com a atual campeã nacional, Teresa Bonvalot, que ficou em 2º lugar. Na outra bateria desta fase, Francisca Veselko venceu qualificando-se para a fase seguinte juntamente com Carolina Mendes.
Estão assim definidas as meias-finais femininas com dois duelos que prometem muita emoção:
Francisca Veselko x Teresa Bonvalot
Gabriela Dinis x Carolina Mendes
Seguidamente, a prova avançou para as rondas 2 e 3 masculina assistindo-se a grandes momentos de surf. Apesar da forte corrente que não deu descanso aos surfistas obrigando-os a puxar pela resistência física, os protagonistas da 1ª divisão do surf nacional deram boa conta do recado.
Vasco Ribeiro dominou o dia com dois heats onde apresentou em ambos nível de surf de excelência efetuando o melhor score e melhor onda do evento com 15.00 e 8.60 pontos, respetivamente. Fazendo uso de um repertório de surf de rail crítico, a sua imagem de marca, o ex-campeão nacional e europeu brindou o público com grandes momentos que ficam registados como os melhores deste sábado. Além da melhor onda do dia, já tinha realizado na bateria anterior outra onda excelente pontuada com 8.00 pontos.
Arran Strong, Joaquim Chaves, Martim Nunes e Francisco Ordonhas foram outros dos surfistas que hoje tiveram desempenhos sólidos e consistentes qualificando-se igualmente para os quartos-de-final. O mesmo aconteceu com o atual campeão nacional e líder do ranking Go Chill, Guilherme Ribeiro.
Uma das baterias mais emocionantes foi precisamente a última do dia com Vasco Ribeiro, Arran Strong, Ian Costa e o atual campeão do evento, Afonso Antunes. A abrir a bateria, Ian Costa puxou de um aéreo reverse pontuado com nota excelente de 8.50. A reação dos adversários foi forte com Vasco a responder com 8.60 e 6.00 pontos vencendo a disputa com 14.60 pontos. Arran Strong com ondas de 7.50 e 6.75 ficou em 2º lugar com o score de 14.25 pontos eliminando Ian Costa e Afonso Antunes.
Em termos de surpresas, a registar a eliminação precoce de Frederico Morais que, após ter sido o melhor surfista do dia anterior, não se encontrou na ronda 2 com as melhores ondas numa bateria muito renhida onde Halley Batista venceu e João Moreira ficou em 2º lugar.
Outros dos surfistas que hoje ficaram pelo caminho foram Tomás Fernandes, Luís Perloiro, Guilherme Fonseca e Jéjé Vidal que realizou o sonho de competir na Liga MEO Surf despedindo-se do evento com um desempenho positivo.
Baterias dos quartos-de-final masculinos:
Francisco Ordonhas x Guilherme Ribeiro
Joaquim Chaves x Halley Batista
Martim Nunes x Arran Strong
Vasco Ribeiro x Francisco Almeida
Durante a tarde foi realizada a Go Chill Expression Session que ficou por realizar na etapa anterior, o Allianz Figueira Pro. João Moreira com um aéreo reverse e Francisca Veselko ao executar um reentry crítico foram os vencedores.