10/09/22-
Febres voltou a receber as suas Festas. O centro da Vila encheu-se de luzes, cores e sons, num espetáculo para ser recordado por muito tempo!
Primeiro foram os Lemon Zeist, um trio de jovns que trouxe de volta sons e canções que, muitas delas, já não recordávamos! Um teclado, uma viola e três vozes que fizeram os presentes viajarem no tempo ao som de algumas obra-primas dos anos 80 e 90 do século passado e, também, do início dos anos 2000, deixando no ar uma sensação de saudade gostosa…
Os Lemon Zeist são um ótimo convite a quem queira apreciar a qualidade musical unida a um repertório que foi meticulosamente escolhido – como se fosse com uma pinça – para tocar o coração de quem os escuta. Tantas sonoridades emocionantes, eles tocaram! Mas, também houve espaço para músicas mais dançantes que fizeram as delícias de quem se propunha a jantar ou, simplesmente beber em companhia agradável de amigos, enquanto esperavam o espetáculo que viria a seguir…
Depois… bem, depois foi um mega-espetáculo que coroou a primeira noite das Festas, realizado pela Banda Magma!
Tudo em grande: um palco com 32 metros de comprimento, 10 metros de altura e 8 metros de profundidade deram espaço mais que suficiente para que uma grande equipa de artistas – músicos, vocalistas e bailarinos – dessem azo a uma enorme energia física e mental, para interpretar os seus papéis, todos eles muito bem definidos e corretamente desempenhados.
A magia das cores nos painéis, as imagens de fundo, os adereços… tudo foi conjugado na perfeição para que os presentes não se sentissem defraudados nas suas expectativas. E, não! ninguém poderia se sentir defraudado perante um Grupo de Baile que executa o que foi ensaiado até a exaustão, com tamanha qualidade e precisão!
A julgar pelo primeiro dia, estas Festas de Febres 2020+2 vão dar muito o que falar: desde o natural início tímido do primeiro dia, com as pessoas a chegarem aos poucos até ao êxtase do final da noite, muito aconteceu e deixa antever multidões ainda maiores – ontem já houve a primeira enchente – e mais e mais espetáculos de qualidade, em comunhão com muitas outras atividades pagãs e religiosas que irão acontecendo dia após dia. Basta ver o programa do dia de hoje, abaixo, para perceber-se que a Comissão de Festas não regateou esforços para oferecer o que há de melhor aos visitantes. A comissão e os seus voluntários merecerão, no final, toda a consideração de quem já não via algo assim por terras do ouro, há muito tempo!
Jornal Mira Onine