14.03.2025 –
Mira tem uma tradição consolidada na celebração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta através do evento “Vale a Pena Ver(de) Novo” que, em 2024, alcançou a sua 11ª edição. Esta iniciativa visou continuar a promover a requalificação ambiental de áreas afetadas por incêndios (pinhal da Gândara), envolvendo a comunidade local em ações de reflorestação e sensibilização ambiental.
Em 2024, as comemorações incluíram a plantação de pinheiros-mansos e carvalhos-alvarinhos no pinhal da Gândara, com a participação de elementos da Universidade Sénior, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e da CERCI Mira. Paralelamente, alunos do 1.º e 2.º ciclos do Agrupamento de Escolas de Mira contribuíram para a ornamentação do Jardim do Visconde com a plantação de cerejeiras-de-jardim. Além disso, foram plantadas árvores e arbustos fruteiros nos estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo e jardins de infância do concelho, e um sobreiro na Escola Secundária de Mira.
Para 2025, a Câmara de Mira propõe dar continuidade a estas iniciativas, reforçando o seu compromisso com a educação ambiental e a sustentabilidade. No dia 20 de março, está prevista a oferta de plantas às escolas, incentivando a comunidade escolar a participar ativamente na preservação do ambiente. No dia 21 de março, serão realizadas ações de plantação de pinheiros-mansos no ribeiro da Lagoa e de cerejeiras-do- Japão no Jardim do Visconde, contando com a colaboração das escolas, IPSS e da CERCI Mira.
Estas atividades da Bandeira Azul (BA) e do Gabinete Técnico Florestal refletem a responsabilidade e continuidade de esforços do Município de Mira em promover a recuperação de habitats e o envolvimento da comunidade na proteção ambiental, alinhando-se com as práticas estabelecidas em anos anteriores e com o objetivo anual da BA: “Restauro da Natureza”.