Foram testados profissionais e utentes de todos os lares do concelho de Vagos. Num total de 290 testes o saldo não poderia ser mais satisfatório. Todos deram negativo.
Enquadrado nas medidas de contenção face ao surto de COVID-19, o Município de Vagos procedeu à realização de testes de diagnóstico aos profissionais e utentes que se encontram em todos os lares do concelho, nomeadamente no Centro Social de Covão do Lobo, Santa casa da Misericórdia de Vagos, Centro Comunitário e Lar de S. Martinho em Ouca e Centro Social e Paroquial de Santo António. O objetivo foi verificar o estado de saúde dos nossos idosos, que representam a comunidade com maior exposição ao risco face à pandemia e também de todos os que deles diariamente cuidam.
Desta forma, o Município de Vagos está na linha da frente em termos nacionais, uma vez que é dos primeiros a ter realizados testes em todas as instituições do concelho que providenciam este serviço.
Foi feito um total de 290 testes para a COVID-19, tanto a profissionais como a utentes, sendo que todos eles deram negativo. A testagem foi realizada pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, pela Unilabs, num serviço adquirido pelo município, que também financiou o pagamento dos testes na Santa Casa da Misericórdia de Vagos.
Segundo Silvério Regalado, Presidente da Câmara Municipal de Vagos, “o resultado do investimento do Município na realização dos testes de despistagem à COVID-19 em todos os lares do concelho de Vagos é de extrema importância, porque se traduz em Segurança e Confiança, quer do ponto de vista das instituições visadas, dos seus profissionais, utentes, famílias e sociedade em geral, em linha com todas as medidas que o Município de Vagos tem tomado no sentido de reforçar os meios das instituições do concelho, preservando a Saúde de todos e reforçando a Confiança, num momento ainda bastante difícil.”