23.2.2024 –
Ao que a SIC apurou, com uma equipa deficitária no que toca a médicos pediatras e alguns deles com a possibilidade de não fazerem urgência durante a noite, acabou por ser impossível preencher as escalas diárias.
A urgência do Hospital de Viseu vai encerrar durante a noite ao fim de semana, já a partir de março. A falta de médicos obrigou a direção clínica a optar pelo encerramento deste serviço três noites por semana.
Já a partir da próxima semana, o Hospital de Viseu deixa de responder a casos de urgência pediátrica no período noturno durante três dias por semana com falta de médicos para preencher as escalas de 24 horas nos vários serviços pediátricos, a direção clínica teve de fazer opções.
O bloco de partos, a neonatologia e o internamento estão assegurados por um pediatra, mas a urgência ficará encerrada entre as 20:00 e as 08:00 às sextas, sábados e domingos.
Os doentes urgentes vão passar a ser encaminhados via CODU para o Hospital Universitário de Coimbra, a referência para o caso de encerramento de serviços.
Ao que a SIC apurou, com uma equipa deficitária no que toca a médicos pediatras e alguns deles com a possibilidade de não fazerem urgência durante a noite devido à idade, acabou por ser impossível preencher as escalas diárias.
Recorde-se que o Hospital de Viseu, agora gerida pela Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões, tem sido nos últimos meses o hospital de retaguarda para utentes do distrito da Guarda.
SIC Notícias