A Universidade de Coimbra (UC) vai investir meio milhão de euros na aquisição da Residência da Alegria, que é “a mais antiga residência universitária” da cidade e, “provavelmente, do país”, foi hoje anunciado.
Fundada em 1948, a Residência Universitária da Alegria, instalada num edifício de quatro pisos, “dispõe de 44 camas, distribuídas por quartos individuais e duplos servidos por casas de banho coletivas, duas cozinhas, duas salas de estar e uma sala de estudo”.
A aquisição do imóvel, na Rua da Alegria, próxima do Polo I da Universidade, na zona histórica da cidade, “até agora arrendado”, vai permitir “as obras de reabilitação de que a residência universitária necessita”, afirma uma nota da UC enviada hoje à agência Lusa.
A requalificação do edifício faz parte do “processo de melhoria das instalações das residências que a UC tem vindo a empreender nos últimos anos” e que “já abrangeu quase todas” as suas 14 unidades de alojamento de estudantes, sublinha a UC.
A aquisição do edifício e as obras de reabilitação que se seguirão são “asseguradas, na sua totalidade, por receita própria da Universidade de Coimbra, o que representa um forte investimento para melhorar e qualificar as condições de alojamento dos nossos estudantes”, afirma o reitor da UC, João Gabriel Silva, citado na mesma nota.
Os Serviços de Ação Social da UC (SASUC) têm “atualmente à disposição da comunidade universitária mais de mil camas e 14 residências em vários pontos da cidade, oferecendo aos estudantes alojamento perto das faculdades que frequentam”, refere a UC.
“Viver numa residência universitária permite uma experiência académica única e facilita a ligação ao ambiente estudantil de Coimbra”, conclui.
A cerimónia de aquisição do imóvel onde está instalada a residência, “com aproximadamente 70 anos de uso”, vai realizar-se na segunda-feira, às 17:30, nas instalações da residência.
Fonte: MadreMedia/Lusa